Três comunidades de Niterói passaram, na última semana, por uma ação estratégica de retirada de barricadas em áreas dominadas por grupos armados. Policiais militares do 12º BPM removeram 750 quilos de pedras, entulhos e objetos usados para bloquear o acesso da população e impedir a entrada de viaturas.O objetivo da operação consiste em restabelecer a mobilidade urbana, assim como reforçar a presença do Estado em áreas com influência do tráfico.

PM durante remoção de obstáculos em ruas do Viradouro, em Niterói | Divulgação/PMERJ
A operação teve início, na quinta-feira (15), nas comunidades do Viradouro, Pé Pequeno e Serrão. Algumas vias estavam parcialmente bloqueadas por obstáculos improvisados. Desse modo, patrulhamento ficava comprometido, bem como dificultava o socorro em emergências. Além disso, restringia o direito de ir e vir dos moradores.
Segundo a polícia, a ação faz parte de um conjunto de medidas contínuas contra a ocupação irregular por facções criminosas. O foco, segundo os militares, é ampliar o patrulhamento ostensivo, aumentar o poder de reação das equipes e sufocar o tráfico local.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Durante a varredura, agentes retiraram materiais variados que formavam verdadeiras muralhas ilegais: pedaços de móveis, entulho de obra, concreto endurecido e ferro torcido. Todos os itens estavam posicionados em locais estratégicos para dificultar tanto o avanço da polícia quanto a fuga de criminosos rivais.
Ao abrir passagem para as viaturas, a operação devolveu aos moradores o básico: liberdade. Por fim, a PM diz que o trabalho terá continuidade em outras comunidades nos próximos dias. Em suma, o reforço na vigilância vai se concentrar em pontos críticos, onde criminosos ainda tentam manter controle territorial.
A população pode contribuir com informações por meio do Disque-Denúncia, no telefone (21) 2253-1177. A identidade do denunciante é preservada.