
Renato Paiva assume Fortaleza com missão de reverter crise na Série A | Reprodução / X @FortalezaEC
O português Renato Paiva assume o Fortaleza em um dos momentos mais delicados do clube nos últimos anos. Após a demissão de Juan Pablo Vojvoda, o novo técnico chega com contrato até dezembro de 2026 e a missão de livrar o time da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Paiva desembarcou nesta quinta-feira (17) em Fortaleza e já iniciou os trabalhos com o elenco. Ele trouxe consigo os auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel Santos, além do treinador de goleiros Rui Tavares.
O nome do treinador ganhou força após a vitória histórica do Botafogo sobre o PSG no Mundial de Clubes — resultado que projetou sua imagem no cenário internacional.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
O CEO da SAF do clube, Marcelo Paz, justificou a contratação com base no currículo e na metodologia do novo técnico. Segundo ele, o treinador português “atua no mais alto nível, com repertório e conhecimento sobre o futebol brasileiro e o Nordeste”.
Além da breve passagem pelo Botafogo, Paiva também treinou o time B do Benfica, o Independiente Del Valle, onde foi campeão equatoriano pela primeira vez na história do clube, e o Bahia, durante a campanha contra o rebaixamento em 2023. No México, teve duas passagens recentes.
O novo comandante já encara dois desafios cruciais: liderar o Fortaleza nas oitavas de final da Copa Libertadores e tirar o time da penúltima colocação na Série A.