O governo britânico revelou recentemente os planos de criar uma comissão dedicada a desenvolver um projeto de “memorial permanente” em honra a Elizabeth II, que faleceu no ano passado aos 96 anos de idade, após reinar por impressionantes 70 anos. O anúncio foi feito considerando que o ano de 2026 marcará o centenário de nascimento da soberana.
A comissão, que será presidida por Robin Janvrin, ex-secretário particular da rainha, terá como objetivo não apenas a criação do memorial, mas também o estabelecimento de um programa nacional de homenagens. Para isso, serão considerados os inúmeros anos de dedicação de Elizabeth II em serviço ao Reino Unido, e a população será consultada para agregar diferentes pontos de vista à iniciativa.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
Após as consultas, a comissão apresentará suas recomendações ao rei Charles II e ao primeiro-ministro. É importante ressaltar que membros da família real, personalidades políticas e especialistas de diversas áreas também estarão presentes na comissão. Além disso, o governo britânico informou que poderá auxiliar financeiramente os projetos selecionados.
A criação do memorial permanente tem como objetivo celebrar a memória da rainha Elizabeth II e seu legado histórico. Sua longeva trajetória no trono britânico é um testemunho de seu compromisso com a nação. O centenário de seu nascimento será uma oportunidade para que o país preste uma homenagem à altura de sua importância.