Brasil

Redes neutras de fibra ótica crescem 20% no Brasil

Redes neutras de fibra ótica crescem 20% no Brasil

Redes neutras de fibra ótica são a nova tendência no mercado brasileiro de internet, de acordo com os principais representantes do setor. Empresas como V.tal, Fibrasil, I-Systems e American Tower estão liderando o desenvolvimento dessa tecnologia, em que provedores “alugam” redes de fibra ótica para oferecer serviço de internet aos consumidores finais.

Essa abordagem traz benefícios para os provedores, uma vez que não precisam investir na construção e manutenção de redes, o que demanda grandes recursos. Atualmente, 18% dos acessos à banda larga no Brasil já são realizados por meio dessas redes neutras, um número que deve ultrapassar 20% até o final do ano.

Além do crescimento no número de acessos, a expansão das redes neutras também é medida pela quantidade de residências atendidas. No setor de internet fixa, há cerca de 140 milhões de endereços com rede de fibra ótica disponível, sendo que mais de 30 milhões pertencem às quatro grandes empresas do segmento.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

A V.tal é a líder com 21 milhões de residências conectadas e 70 contratos firmados com provedores. A Fibrasil está em segundo lugar, com 4,6 milhões de residências atendidas e mais de 50 contratos assinados. Já a I-Systems possui 5 milhões de residências conectadas e 20 contratos, além da meta de duplicar seu tamanho até 2028.

Os provedores têm reconhecido a importância das redes neutras por sua escala e capilaridade, permitindo a oferta de internet em regiões anteriormente inviáveis para atuação individual. A qualidade da banda larga tem chegado a áreas ainda não atendidas graças a esse modelo.

Além disso, os provedores têm se concentrado em prestar um serviço de qualidade e oferecer uma boa experiência aos seus usuários, optando por compartilhar a infraestrutura das redes neutras. Isso tem impulsionado o crescimento dessas empresas.

Um fator importante para o crescimento das redes neutras é a necessidade de conexão por fibra ótica para o 5G. As torres de internet móvel demandam essa conexão, o que abre mais oportunidades para o mercado das redes neutras.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

As empresas estão atentas a oportunidades de aquisição de redes de fibra ótica de provedores regionais, visando ampliar seu crescimento e consolidar o mercado. A consolidação é vista como uma forma de capitalizar o setor e tornar as redes disponíveis para todos.

O mercado de banda larga no Brasil é fragmentado, com uma grande quantidade de provedores regionais. No entanto, as empresas de redes neutras acreditam que há espaço para todas e que a competição é saudável.

A tendência é que as empresas busquem aumentar a ocupação das redes já instaladas com a prospecção de novos clientes. O setor das redes neutras de fibra ótica promete continuar crescendo e se fortalecendo, impulsionado pela demanda por serviços de internet de qualidade em todo o país.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil