Leste FluminenseSão Gonçalo

São Gonçalo expande raio-x odontológico na rede pública

São Gonçalo expande raio-x odontológico na rede pública | Divulgação/Julio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo

A radiografia odontológica periapical em São Gonçalo começa a ser realizada diretamente na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo. O novo serviço amplia o acesso ao exame sem deslocamentos, promovendo agilidade no diagnóstico e no tratamento odontológico.

A descentralização do raio-x começou no Colubandê e agora avança para o Mutondo, devendo alcançar em breve a Clínica da Lagoinha. A iniciativa integra as ações da Secretaria de Saúde, por meio da Subsecretaria de Odontologia, para modernizar o atendimento bucal no município.

“A radiografia periapical visualiza um ou mais dentes e as suas estruturas, como raízes e ossos. Ter esse exame dentro da própria clínica possibilita ter o diagnóstico mais rápido, permitindo que o dentista identifique problemas como cáries, infecções, lesões e problemas na raiz dos dentes. O paciente não precisará se deslocar para outro local, o que economiza o seu tempo e o tempo do próprio tratamento, permitindo que novos pacientes tenham acesso mais rápido também”, explicou a subsecretária de Odontologia, Ana Gabriela Franco.

Com isso, pacientes que antes dependiam da unidade do Colubandê terão acesso ao raio-x também no Mutondo. Até o serviço começar oficialmente, os encaminhamentos continuam sendo feitos para a clínica de origem. Quando ativado, o exame poderá ser feito durante o atendimento, se necessário.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

A previsão é que a Lagoinha também passe a oferecer a radiografia logo após a inauguração. Todas as clínicas habilitadas atenderão usuários de outras unidades, mediante encaminhamento e agendamento.

Segundo Ana Gabriela, o ganho é triplo: melhora para o dentista, para o paciente e para o sistema.

“É mais facilidade para o paciente e para o profissional, que melhora a qualidade do atendimento, aumenta a comodidade e contribui para a saúde bucal do paciente de forma mais ágil e segura”, finalizou Ana Gabriela.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *