
Racing x Botafogo: Informações, escalações, onde assistir | Enzo Carvalho/Folha do Leste
Racing e Botafogo iniciam, nesta quinta-feira (20), a disputa pelo título da Recopa Sul-Americana 2024. O duelo coloca frente a frente os atuais campeões da Sul-Americana e da Libertadores. Entretanto, há algo que chama atenção nesse jogo: as duas equipes jamais se enfrentaram na história do futebol.
A partida de ida acontece no Estádio El Cilindro, em Avellaneda, que tem capacidade para 55 mil torcedores. Contudo, o jogo de volta acontece no (polêmico) tapetinho do Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na próxima semana.
Racing busca mais um título internacional
Campeão inédito da Copa Sul-Americana, o Racing tenta ampliar sua coleção de títulos internacionais. O clube argentino eliminou o Cruzeiro na decisão do torneio continental e agora enfrenta mais um brasileiro na busca pela Recopa.
Sediado em Avellaneda, cidade da província de Buenos Aires, o Racing possui os seguintes títulos internacionais: Libertadores da América (1967); Taça Intercontinental (mundial de clubes – 1967 contra o Celtic, da Escócia); Copa Sul-Americana (2024).
Apesar de se tratar de um clube conhecido, o Racing viveu um jejum de títulos maior do que o Botafogo: não levantou uma taça sequer entre 1967 e 2001, totalizando 34 anos de espera. Depois disso, conquistou mais dois títulos argentinos: 2014 e 2018/2019.
Atualmente, a equipe está na 7ª colocação do Campeonato Argentino, somando nove pontos em seis jogos – três vitórias e três derrotas.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Maximiliano Salas, centroavante de 27 anos, avaliado em € (euros) 3 milhões; e Adrián Martínez, de 32 anos e avaliado em € 3,5 milhões lideram o ataque e são esperanças de gols para a equipe.
Martínez vive excelente fase, com média de um gol por jogo esse ano: quatro jogos e quatro bolas na rede. Já seu companheiro de ataque ainda não marcou gols no Campeonato Argentino: seis jogos e nada.
Botafogo quer título inédito e recuperação na temporada
O Botafogo chega à Recopa em meio a um período de instabilidade interna, pois ainda não definiu um treinador fixo. Após a péssima experiência com Carlos Leria, Cláudio Caçapa assumiu o posto de treinador interino permanente do Botafogo. A campanha irregular no Campeonato Estadual se trata do menor dos problemas para o clube, pois a competição nunca esteve nas prioridades de John Textor.
Por mais que a saída de alguns jogadores estivesse dentro dos planos do Botafogo, a perda de Arthur Jorge teve maior impacto, bem como era tida como improvável.
O mantra da cautela, inicialmente adotado no clube para não ir ao mercado e contratar mal jogadores e treinador não pode se tornar o samba do desespero. Do time titular, apenas Almada e Luiz Henrique saíram. Pode não se tratar do mesmo time, mas ainda estamos falando de jogadores competitivos, mal orientados na mão do Leria (se soubesse ler).
Porém, não podemos fazer de conta que a derrota para o Flamengo, pela Supercopa do Brasil, não teve importância. Teve – e muita – não somente por se tratar de um rival, mas de como o placar e o jogo se definiram. Fato que não pode se repetir contra o Racing.
Agora, o time busca a primeira conquista da competição internacional e conta com Igor Jesus como principal nome ofensivo, um meia-ofensivo da qualidade de Savarino, além de outros jogadores consistentes. Não perder na Argentina é um bom resultado na Argentina, principalmente para decidir o título com tranquilidade no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
RACING X BOTAFOGO – RECOPA 2025 – PARTIDA DE IDA
Data e horário: quinta-feira, 20/02/2025, às 21h30 (Horário de Brasília) | Onde assistir: ESPN e Disney+ | Local: Estádio El Cilindro, em Avellaneda, Argentina | Árbitro: Felipe González (CHI) | Assistentes: José Retamal (CHI) e Miguel Rocha (CHI) | VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)