Seop derruba quiosques irregulares em parque da Gardênia Azul

Seop derruba quiosques irregulares em parque da Gardênia Azul | Divulgação/Seop
A demolição de 12 quiosques irregulares na Gardênia Azul marcou a manhã desta quarta-feira (8). A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e pela Subprefeitura de Jacarepaguá, ocorreu no parque linear da Avenida Isabel Domingues, na Zona Sudoeste.
Os comerciantes já haviam sido notificados pelas construções extras — os populares “puxadinhos”. As estruturas adicionais foram derrubadas para restaurar o padrão urbanístico original do espaço, reformado e entregue em 2023.
A operação mobilizou 40 agentes e contou com o apoio da Polícia Militar, Comlurb, Rioluz e Guarda Municipal. Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior, o objetivo é preservar o uso correto do espaço público.
“Nosso foco é fazer com que a área retorne ao padrão original entregue aos moradores e comerciantes em 2023. A Seop não autorizou ‘puxadinhos’, coberturas ou apropriações irregulares”, explicou Belchior.

Seop derruba quiosques irregulares em parque da Gardênia Azul | Divulgação/Seop
O parque linear tem 14 mil metros quadrados e 50 quiosques padronizados, além de ciclovia, mesas de jogos e brinquedos infantis. O espaço surgiu após a demolição de mais de 180 construções desordenadas às margens do canal local.
O subprefeito Igor Augusto afirmou que os comerciantes foram avisados diversas vezes sobre as irregularidades e destacou que a prefeitura não vai tolerar ocupações ilegais.
“Não podem ocupar o espaço público, serem avisados e achar que ficará por isso mesmo. Vamos agir sempre que necessário para manter a ordem”, disse o subprefeito.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI