Coluna Luta Animal - Patrícia NunesDireitos Humanos

Quem são os “Protetores de Animais”

Quem são os “Protetores de Animais? A maioria da sociedade não percebe a quantidade de problemas que envolve o cotidiano dos animais neste país.
Algumas pessoas parecem ter deixado de se importar até com elas mesmas, imagine o quanto os bichinhos, vistos como “COISAS” para uma maioria que não os enxerga , sofrem no dia a dia.
O ser humano, quando  resolve mostrar o seu pior lado, geralmente sobra para os animais.
Na ponta de uma linha tênue entre a loucura e o equilíbrio, estão os protetores de animais que carregam  a Causa Animal nas costas, trabalhando duro cada dia, mais e mais.

Tratamento cruel

Atualmente,  certos humanos perderam o pudor e falam publicamente: tem que dar veneno. Outros simplesmente vão lá e dão.  Alguns esfaqueiam, alguns perfuram com vara, atropelam, jogam água fervente ou deixam os animais em condições absurdamente cruéis como se fossem eles os culpados por tudo o que está acontecendo de ruim no mundo ou na vida de seus algozes.
O número de maus-tratos nunca diminui. Assim como o de negligência e  abandono.
A invisibilidade do sofrimento dos animais aumentou. E dessa vez há o agravante: aumentou a invisibilidade dos protetores e defensores deles.
A frase comum  “Você é um Anjo” que todo protetor se acostuma após um tempo resgatando e que trocaria tranquilamente por um quilo de ração, se tornou mais vazia do que já era antes. As pessoas parecem não mais se importar.
Mas os protetores resistem e seguem lutando. Muitos não da forma como gostariam, mas permanecem determinados a diminuir o sofrimento dos animais que não sabem vocalizar um pedido de socorro. Embora sintam dor, medo, fome, frio e felicidade.
São milhares de animais sofrendo em abrigos e sob cuidados de  Protetores(as) exaustos(as) e sem apoio do poder público.
Afinal, o que significa ser um Protetor? Quem são os “Protetores de Animais?
O Protetor é aquele que escuta as frases  “Resgata que eu ajudo” “Cadê os Protetores?”
E tão exaustos estão que já não possuem mais forças para explicar que a Proteção Animal é um Voluntariado. Que não tem obrigação. Que fazem por amor  o que poder público e esses políticos, inertes em sua maioria deveriam realizar e não fazem.
O Protetor de Animais é aquele que lida com dor 24 horas por dia e que chora em silêncio a cada animal que não pode salvar.

Toda vida importa

É aquele que compreendeu tudo. Que entendeu de uma vez por todas, que TODA VIDA IMPORTA. E trabalha sem ganhar nada, salvando e acolhendo vidas que não sabem pedir socorro.
Não basta pedir por um mundo onde os animais sejam respeitados e tenham dignidade. É preciso arregaçar as mangas e cobrar de Deputados, Vereadores, Prefeitos, Governadores e Presidentes, que abram os olhos para todas as vidas vulneráveis.
Porque os Protetores não tem verba. E mesmo com todas as dificuldades, enxergam um cãozinho na vala, cuidam de casa, da família, dos filhos e dos animais que acolhem muitas vezes sem saber como pagar os custos veterinários, ou de medicamentos. Entretanto, estão sempre lutando para não deixar nenhum para trás.
Os Protetores merecem respeito e acima de tudo compreensão. Da sociedade e do poder público.
Mais do que isso, a Proteção Animal merece que suas demandas sejam vistas e conduzidas com seriedade e comprometimento pelos políticos de plantão.
Os animais precisam de castração, mas precisam de muito mais. Precisam de alimentos, de medicamentos e acima de tudo, dignidade.
Olhem pelos Protetores de Animais, enquanto eles ainda aguentam essa realidade cada dia mais sombria, sem apoio, repleta de políticos aproveitadores com performances midiáticas, mas que são incapazes de lutar para conseguir um saco de ração ou medicamentos para ajudar Protetores e Ongs.

Números

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no Brasil, cerca de 30 milhões de animais estão abandonados, sendo aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Em grandes metrópoles, para cada cinco habitantes há um cachorro. Desses, 10% estão abandonados.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *