Leste FluminenseNiterói

Queda da violência em Niterói reforça modelo de segurança integrado

Queda da violência em Niterói reforça modelo de segurança integrado | Divulgação/Claudio Fernandes/Prefeitura de Niterói

A queda da violência em Niterói consolidou um cenário de maior segurança nas ruas da cidade. Os roubos de carga despencaram 81,82%, os roubos de veículos caíram 75% e os roubos de rua tiveram redução de 32,14% em setembro de 2025, comparado ao mesmo mês de 2024.

Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), os números refletem um modelo que combina investimento público, tecnologia e integração entre as forças de segurança.

Segurança com tecnologia e presença nas ruas

O prefeito Rodrigo Neves afirmou que os resultados são fruto de um projeto contínuo.

“Investimos na proteção da cidade com planejamento, tecnologia e presença efetiva nas ruas. Criamos o CISP, aumentamos o efetivo da Guarda e garantimos apoio à Polícia Militar e Civil”, disse.

Niterói tem mais de 600 câmeras de monitoramento e portais do cercamento eletrônico, que registram cerca de 35 milhões de passagens de veículos por mês. Desde 2019, quase 650 veículos envolvidos em crimes foram identificados ou recuperados.

Resultados expressivos

  • Roubos de veículos: de 56 para 14 casos (redução de 75%);

  • Roubos de rua: de 84 para 57 registros (queda de 32,14%);

  • Roubos de carga: de 11 para apenas 2 registros (queda de 81,82%);

  • Melhor setembro em segurança desde 2003.

Estratégia integrada

A prefeitura reforça convênios com a Polícia Civil, PM, Segurança Presente e forças federais. O Observatório de Segurança Pública analisa dados e direciona ações estratégicas.

“A integração entre município e forças policiais é determinante para esse resultado”, destacou Felipe Ordacgy, secretário do Gabinete de Gestão Integrada.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Comments are closed.