Queda da violência em Niterói reforça modelo de segurança integrado

Queda da violência em Niterói reforça modelo de segurança integrado | Divulgação/Claudio Fernandes/Prefeitura de Niterói
A queda da violência em Niterói consolidou um cenário de maior segurança nas ruas da cidade. Os roubos de carga despencaram 81,82%, os roubos de veículos caíram 75% e os roubos de rua tiveram redução de 32,14% em setembro de 2025, comparado ao mesmo mês de 2024.
Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), os números refletem um modelo que combina investimento público, tecnologia e integração entre as forças de segurança.
Segurança com tecnologia e presença nas ruas
O prefeito Rodrigo Neves afirmou que os resultados são fruto de um projeto contínuo.
“Investimos na proteção da cidade com planejamento, tecnologia e presença efetiva nas ruas. Criamos o CISP, aumentamos o efetivo da Guarda e garantimos apoio à Polícia Militar e Civil”, disse.
Niterói tem mais de 600 câmeras de monitoramento e portais do cercamento eletrônico, que registram cerca de 35 milhões de passagens de veículos por mês. Desde 2019, quase 650 veículos envolvidos em crimes foram identificados ou recuperados.
Resultados expressivos
Roubos de veículos: de 56 para 14 casos (redução de 75%);
Roubos de rua: de 84 para 57 registros (queda de 32,14%);
Roubos de carga: de 11 para apenas 2 registros (queda de 81,82%);
Melhor setembro em segurança desde 2003.
Estratégia integrada
A prefeitura reforça convênios com a Polícia Civil, PM, Segurança Presente e forças federais. O Observatório de Segurança Pública analisa dados e direciona ações estratégicas.
“A integração entre município e forças policiais é determinante para esse resultado”, destacou Felipe Ordacgy, secretário do Gabinete de Gestão Integrada.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI



























