Brasil

Quarto avião da FAB repatria 207 brasileiros de Israel

Quarto avião da FAB repatria 207 brasileiros de Israel

Foto: Divulgação – Gov BR

O quarto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate de brasileiros em Israel decolou de Tel Aviv, às 12h45 desta sexta-feira, de volta para o Brasil. Ao todo, 207 estão a bordo do modelo KC-30 com previsão de pousar no Rio de Janeiro, à 1h do sábado. O destino dos passageiros inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Natal, Manaus, Fortaleza, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Vitória, Porto Seguro, João Pessoa e Belém.

Outras duas aeronaves estão previstas para serem enviadas até domingo, com o objetivo de resgatar os brasileiros que continuam no país enquanto o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas persiste. Mais de 2 mil brasileiros já procuraram as autoridades para retornar ao país, segundo o Palácio do Itamaraty.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

O ministro Aloysio Mares Dias Gomide Filho, diretor do departamento consular, destacou que está sendo feito um “pente-fino” na lista para evitar nomes duplicados e triplicados. O primeiro avião da operação trouxe 107 passageiros para Brasília e 104 para o Rio de Janeiro.

As testemunhas da guerra relataram a tensão e momentos angustiantes vividos em Israel, com o zunido de mísseis e toque de sirenes. O segundo avião trouxe 214 brasileiros para o Rio de Janeiro, enquanto o terceiro pousou em Recife com 69 passageiros.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Uma aeronave VC-2 da Presidência da República foi enviada para resgatar brasileiros no lado palestino do conflito. O governo israelense autorizou o envio de dois aviões do Brasil na última segunda-feira. O KC-30 é a maior aeronave da FAB e consegue voar uma distância de 14,5 mil quilômetros.

Outros aviões serão utilizados na missão em Israel. Os interessados em repatriação devem entrar em contato com a Embaixada em Tel Aviv.

Mortes de Brasileiros e Reféns

Na terça-feira, 10, o Ministério das Relações Exteriores, conhecido como Itamaraty, confirmou a triste notícia da morte de dois jovens brasileiros, Ranani Glazer e Bruna Valeanu, ambos com 24 anos de idade. A terceira vítima brasileira desaparecida, Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, também teve sua morte confirmada na manhã desta sexta-feira. Esses brasileiros eram participantes de uma festa rave que foi alvo de um ataque surpresa no último sábado, 7.

O grupo palestino Hamas foi responsável pelos bombardeios em Israel e pelo sequestro de reféns na Faixa de Gaza. Na segunda-feira, 9, o Hamas anunciou que executaria um refém a cada bombardeio realizado por Israel. Os militares israelenses não se deixaram intimidar por essa ameaça e continuaram a bombardear o território palestino mesmo após o comunicado.

Na manhã de quarta-feira, o Ministério da Defesa de Israel informou que há brasileiros entre as pessoas mantidas reféns. A notícia foi divulgada por um porta-voz do Exército israelense, que também mencionou reféns argentinos, porém o número exato e a identidade dessas pessoas ainda não foram confirmados pelas autoridades israelenses.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Mais tarde, o porta-voz internacional das Forças de Defesa de Israel, Jonathan Conricus, relatou que não há uma confirmação definitiva de reféns brasileiros nas mãos do grupo terrorista. Em entrevista ao Estadão, Conricus explicou que os relatos de militares e fontes anônimas indicam a possível presença de brasileiros entre os reféns, mas no atual momento de confusão não é possível ter certeza.

“A situação é bastante incerta e não podemos afirmar com absoluta certeza que há brasileiros envolvidos”, disse ele.

O Palácio do Itamaraty também não possui informações sobre a terceira brasileira desaparecida devido ao conflito. O governo brasileiro está trabalhando para obter a confirmação sobre a possibilidade de reféns do país na região, afirmou Sobral, representante do Itamaraty.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil