Cerca de 100 judocas se apresentaram no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, para o primeiro dia da CBI Seletiva Nacional de Judô, buscando a oportunidade de integrar a seleção brasileira no ciclo Paris 2024. A competição, que é a última etapa do processo de formação da equipe principal, contou com novos atletas se destacando e também veteranos que já haviam passado pela seleção anteriormente.
Nos primeiros combates, o novato Chrystian Silva, do Clube Paineiras do Morumbi, venceu sua segunda seletiva neste ciclo no peso ligeiro masculino (60kg), aos 21 anos. Já Gabriel Genro, da Sogipa, manteve sua posição no meio-leve após uma vitória apertada no rodízio, levando a melhor em um dos últimos critérios de desempate da poule, o “tempo de luta”.
Outros vencedores do dia incluíram Julio Koda Filho, do Minas Tênis Clube, que venceu sua segunda seletiva no processo, assim como Eduardo Bettoni (Minas Tênis Clube/100kg) e Juscelino Nascimento Jr (+100kg). João Macedo, da Sogipa, levou a melhor na categoria 81kg, enquanto Gustavo Assis, da Reação, conquistou o título na categoria 90kg.
Os campeões da quarta etapa da Seletiva Nacional terão como premiação o investimento da Confederação Brasileira de Judô para participar de uma etapa do Circuito Mundial nos próximos meses, sendo as convocações feitas de acordo com a avaliação da comissão técnica presente na competição.
As disputas das categorias femininas ocorrerão na terça-feira, 27, também no Ginásio Henrique Villaboim, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo Canal Brasil Judô, no Youtube.
Confira a lista dos campeões das categorias masculinas:
60kg – Chrystian Silva (Paineiras)
66kg – Gabriel Genro (Sogipa)
73kg – Julio Koda Filho (Minas Tênis Clube)
81kg – João Pedro Macedo (Sogipa)
90kg – Gustavo Assis (Instituto Reação)
100kg – Eduardo Bettoni (Minas Tênis Clube)
+100kg – Juscelino Nascimento Jr (Minas Tênis Clube)