
Foto: Reprodução
Uma quadrilha de ladrões vem aterrorizando clientes de uma agência bancária na movimentada região de Icaraí, através do novo golpe do chupa-cabra. Os criminosos, especialistas em fraudes, aprimoraram uma antiga artimanha e montaram uma central de atendimento falsa, com o intuito de roubar os dados dos incautos clientes.
Conhecido como ‘chupa-cabra’, o modus operandi da quadrilha consiste na instalação de dispositivos nos terminais eletrônicos. De forma engenhosa, os ladrões sobrepõem um falso mecanismo de entrada do cartão magnético, fixando-o com fita adesiva dupla face. Assim, conseguem facilmente copiar a trilha do cartão. Além disso, utilizam pequenas microcâmeras estrategicamente posicionadas próximas ao teclado, capazes de gravar a senha dos clientes. Com essas informações em mãos, os bandidos são capazes de realizar saques fraudulentos.
No último final de semana, a agência escolhida foi a do banco Santander, localizada na Rua Gavião Peixoto. Uma cliente teve seu cartão preso no caixa eletrônico e, para a sua surpresa, foi rapidamente abordada por dois indivíduos que se apresentaram como solícitos. Eles orientaram a vítima a ligar para o número da suposta central de atendimento, que estava indicado em um bilhete colado no caixa eletrônico. No entanto, o bilhete era falso. A mulher, ingenuamente, ligou para o número e caiu diretamente nas mãos dos golpistas.
Do outro lado da linha, um atendente falso se passava por um funcionário do banco, aparentemente disposto a resolver o problema. Sob o pretexto de solucionar o contratempo, o criminoso instruiu a cliente a fornecer os dados do cartão. Ingênua, a vítima informou todos os detalhes, sem imaginar o que estava por vir.
Logo em seguida, os saques começaram a ser realizados, e o celular da mulher foi bombardeado com notificações das transações fraudulentas em tempo real. Os bandidos conseguiram levar mais de 5 mil reais, deixando a cliente indignada e completamente desamparada.
Chama a atenção o fato de que, mesmo no último domingo, o bilhete falso ainda estava presente na agência bancária, embora já tenha sido removido em outros locais. A quadrilha costuma planejar seus ataques para os fins de semana, aproveitando a menor movimentação nas ruas e agências da cidade.
A vítima não hesitou em registrar um boletim de ocorrência na 77ª DP (Icaraí). Com isso, espera-se que as autoridades intensifiquem as investigações e realizem ações para coibir essas práticas criminosas que colocam em risco a segurança dos clientes bancários.
Em tempos em que os golpistas estão cada vez mais sofisticados, é fundamental que os clientes estejam atentos e informados sobre os mecanismos de proteção contra fraudes. É importante ressaltar que os bancos investem em tecnologia e segurança, mas é necessário que cada usuário também faça a sua parte, tomando precauções ao utilizar os caixas eletrônicos.