
Foto: Reprodução – Internet
A Comissão Eleitoral Nacional da Rússia anunciou na sexta-feira os primeiros candidatos a se oporem ao atual presidente Vladimir Putin nas eleições de março. Leonid Slutsky, do Partido Liberal Democrático nacionalista, e Vladislav Davankov, do Partido do Novo Povo, foram aprovados para participar da votação que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de março. No entanto, acredita-se que nenhum dos dois represente um desafio significativo para Putin, que está no poder desde 2000.
Slutsky, como chefe da comissão de relações exteriores do parlamento, é conhecido por ser um forte defensor da política externa do Kremlin, que se tornou cada vez mais opositora ao Ocidente. Apesar disso, nas últimas eleições presidenciais de 2018, o candidato do seu partido conseguiu apenas cerca de 6% dos votos.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
Por sua vez, Davankov é vice-presidente da câmara baixa do parlamento, conhecida como Duma. Seu partido foi fundado em 2020 e atualmente conta com apenas 15 cadeiras, num total de 450 membros.
O Partido Comunista havia indicado Nikolai Kharitonov como candidato, porém a comissão eleitoral não o registrou oficialmente. Kharitonov já foi candidato do partido em 2004, mas obteve apenas o segundo lugar, ficando muito atrás de Putin.