VAR aponta erro em expulsão de Gonzalo Plata na Libertadores

VAR aponta erro em expulsão de Gonzalo Plata na Libertadores | Gilvan de Souza/Flamengo
A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (19) a análise do VAR do lance que culminou na expulsão de Gonzalo Plata. O documento confirma que o árbitro Andres Rojas errou ao punir o atacante do Flamengo no duelo contra o Estudiantes, pela Libertadores. (Vídeo no final da matéria)
Mesmo com o árbitro jogando para o Estudiantes o Flamengo garantiu a vitória. De acordo com a avaliação, Plata disputa a bola corretamente e é atingido pelo adversário. Ainda assim, o árbitro considera falta do equatoriano e aplica o segundo cartão amarelo. O vídeo do VAR aponta o equívoco e classifica a decisão como incorreta.
Apesar disso, os árbitros de vídeo informaram não ter poder de intervenção. O motivo é que a jogada não configurava pênalti nem cartão vermelho direto, situações em que o protocolo autoriza interferência. O técnico Filipe Luís também comentou sobre o caso.
“O atacante joga a bola e o defensor chuta o pé do atacante. Não é infração. O árbitro sanciona incorretamente o jogador rubro-negro”, registra o relatório.

VAR aponta erro em expulsão de Gonzalo Plata na Libertadores | Gilvan de Souza/Flamengo
A revelação reforça o pedido do Flamengo para anular o cartão vermelho. O clube avalia enviar recurso para que Plata esteja em campo na partida de volta, quinta-feira (25), na Argentina. A diretoria usa como precedente o caso de Dedé, expulso em 2018 e liberado após revisão da Conmebol.
Mesmo com a confirmação do erro, a comissão disciplinar enviou comunicado oficial ao Flamengo determinando a suspensão automática do atacante para a próxima rodada da Libertadores.
No lance, Plata levantou o pé em direção à bola e acabou atingido pelo zagueiro rival. O árbitro, no entanto, interpretou como falta do jogador rubro-negro. A decisão gerou revolta imediata entre jogadores e torcedores, que pediram pênalti na jogada.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI