USF José Bruno Neto se torna referência em amamentação em São Gonçalo

USF José Bruno Neto se torna referência em amamentação em São Gonçalo | Divulgação/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo
A USF José Bruno Neto, no Boa Vista, está se tornando uma Unidade Básica Amiga da Amamentação (Iubaam). Todos os profissionais da unidade foram capacitados e gestantes já participam de acompanhamento mensal.
A unidade ganhou uma sala especial para orientar mães sobre aleitamento materno. As visitas podem ocorrer de segunda a sexta, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento, independentemente do dia da reunião.
A certificação estadual como Iubaam fará da USF José Bruno Neto referência em aleitamento materno. O objetivo é promover, proteger e apoiar a prática por meio de orientação constante. O grupo de gestantes troca experiências, histórias e esclarece dúvidas, mantendo acompanhamento mesmo após o nascimento do bebê.
“Essa unidade reforça a importância da amamentação e o manejo correto do aleitamento. A equipe ensina que o aleitamento deve começar na primeira hora de vida do bebê, de forma exclusiva e sob livre demanda, sem bicos ou chupetas”, explicou Jaqueline Moraes, coordenadora do Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde de São Gonçalo.
Outras USFs da cidade também já contam com profissionais qualificados. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas recebem capacitação constante para orientar mães de maneira assertiva.
A Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo mantém o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, referência no manejo da amamentação em São Gonçalo. O grupo atende não apenas moradoras da cidade, mas também de municípios vizinhos, e prepara profissionais para multiplicarem os conhecimentos em outras unidades de saúde.
“O grupo começou em 2018 após percebermos que muitas mães chegavam ao Pronto Socorro Infantil sem orientação sobre amamentação. Hoje, expandimos o aprendizado para todas as unidades básicas de saúde da cidade”, contou a nutricionista Rogéria Flor, da Clínica do Mutondo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI