Carnaval 2026Entretenimento, Artes e Cultura

União de Maricá aposta na organização e garra de componentes para ensaio técnico neste sábado, 24, na Sapucaí

OUÇA AQUI: Aprenda o samba da União de Maricá para o ensaio deste sábado.

Maricá na Sapucaí: Guia de Hoje

  • Horários: Ônibus saem às 17h; concentração às 18h no Lado “Balança Mas Não Cai”.
  • Regras: Proibido entrar com bolsas, mochilas ou chinelos na avenida.
  • Disciplina: Tolerância zero para embriaguez, sob pena de exclusão do desfile.
Sorriso do componente da União de Maricá ao pisar na Marquês de Sapucaí, que neste sábado, 24, volta ao templo sagrado do samba com a garra da sua comunidade para chegar Grupo Especial |

Sorriso do componente da União de Maricá ao pisar na Marquês de Sapucaí, que neste sábado, 24, volta ao templo sagrado do samba com a garra da sua comunidade para chegar Grupo Especial | S1 Fotografia e Comunicação

 A União de Maricá vive o seu dia de “prova de fogo” para o Carnaval 2026. Após realizar um ensaio de canto intensivo na quadra nesta sexta-feira (23), a agremiação do Leste Fluminense pisa forte na Marquês de Sapucaí neste sábado, 24/01, às 21h. O objetivo está mais do que claro: realizar uma exibição técnica impecável. Primordialmente, confirmando a escola de samba vermelha e branca como grande força da Série Ouro.

Na noite desta sexta-feira, os ensaios técnicos tiveram início, com as seguintes apresentações: Unidos do Jacarezinho, Em Cima da Hora, Unidos da Ponte, Vigário Geral e Unidos de Padre Miguel.

Programação e regras para os componentes

Já neste sábado, a maratona de desfiles novamente se repete no Sambódromo. Os portões se abrem para o Botafogo Samba Clube às 18h, seguidos por União do Parque Acari (19h) e Unidos de Bangu (20h). Após a exibição da União de Maricá, às 21h, a União da Ilha encerra os trabalhos às 22h.

Componentes da agremiação devem estar atentos para a logística preparada para o evento, sobretudo a seus detalhes. Então, não perca a hora, pois os ônibus para os componentes têm saída marcada para as 17h. O embarque acontece diretamente na quadra da escola.

“Você é fundamental para o nosso sucesso. Cante o samba por inteiro, dance e evolua a todo tempo”, convocou a agremiação em comunicado oficial.

Quadra da União de Maricá, que realiza seu ensaio técnico para o carnaval 2026 no sambódromo na marquês de sapucaí.

Ônibus vão sair pontualmente às 17h da quadra da agremiação, com destino à Marquês de Sapucaí | Katito Carvalho/Divulgação

Horário, Local de Concentração e Regras

Importante ressaltar que a concentração oficial no Sambódromo está agendada para as 18h, no setor conhecido como Balança Mas Não Cai. De antemão, a diretoria reforça duas questões como fundamentais: pontualidade e disciplina. Afinal, organização não tem preço.

Ensaio Técnico da União de Maricá neste sábado 24 na Sapucaí

Além disso, componente atrasado nunca ajuda quando chega. Principalmente, em dia de desfile oficial. Pelo contrário, só atrapalha. A explicação é razoável, pois nenhuma escola de samba — nem a mais rica delas — chega 100% pronta na área de armação. É por essa razão que os horários marcados para concentração têm tanta antecedência.

Portanto, essa exigência de antecedência visa não comprometer o desfile da agremiação mas também o próprio espetáculo. Em síntese, o componente atrasado demanda uma atenção em horário impróprio, quando diretores estão envolvidos com outras questões do desfile.

Rigor técnico e camisa obrigatória

Para garantir a harmonia visual, a União de Maricá estabeleceu normas rígidas de vestimenta. Assim sendo, o traje obrigatório inclui a camisa da ala distribuída no ensaio desta sexta-feira (23).

Sobre a camisa, antes de tudo, um aviso: a escola proibiu cortes ou customizações. Ainda assim, o complemento da vestimenta, da cintura para baixo, exige short, saia ou bermuda branca.

Por fim, os integrantes da União de Maricá deverão usar calçados fechados, obrigatoriamente. Preferencialmente, tênis branco, sob a justificativa da segurança e padronização do contingente.

Todos os informes feitos pela União de Maricá deixam claro que a agremiação está adotando uma postura de vigilância extrema quanto à segurança e organização.

Nesse sentido, também avisou, com antecedência, das seguintes proibições: componentes não poderão entrar na avenida com bolsas, mochilas ou chinelos. 

Além disso, a diretoria  alerta que qualquer sinal de embriaguez resultará na retirada imediata do componente do ensaio, cuja punição pode chegar à exclusão definitiva do desfile oficial.

Duelo regional com a Porto da Pedra

O sábado de ensaios coloca a Maricá em uma vitrine estratégica para o Leste Fluminense. Enquanto a escola busca o ajuste fino para apresentar o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, do carnavalesco Leandro Vieira, há uma grande expectativa do público e da crônica carnavalesca também pelo ensaio da Porto da Pedra.

Carnavalesco Leandro Vieira se divide entre União de Maricá e Imperatriz Leopoldinense

Carnavalesco Leandro Vieira se divide entre União de Maricá e Imperatriz Leopoldinense | Divulgação/Elsson Campos/Prefeitura de Maricá

A adversária de São Gonçalo realizará o seu ensaio apenas no domingo. Isso dá à União de Maricá a oportunidade de ditar o ritmo da competição regional primeiro. Em outras palavras, caso a União de Maricá realize um ensaio arrebatador, a pressão por superação se volta para o lado da Porto da Pedra.

Tigre da Porto da Pedra quer voltar ao Grupo Especial | André Freitas/Folha do Leste

Tigre da Porto da Pedra quer voltar ao Grupo Especial | André Freitas/Folha do Leste

Aliás, vale destacar que as escolas de samba do Leste Fluminense estão sempre “nas cabeças” da Série Ouro. Tanto que, em 2023, a Porto da Pedra venceu e, em 2025, deu Acadêmicos de Niterói. Ao mesmo tempo, a União de Maricá, em seus dois desfiles, manteve-se próxima do título.

União de Maricá aposta na organização e garra de componentes para ensaio técnico neste sábado, 24, na Sapucaí |S1 Fotografia e Comunicação

Comunidade unida: Maricadência vai acelerar o coração dos componentes e sacudir a Sapucaí no ensaio técnico deste sábado, 24,, para confirmar favoritismo da União de Maricá no Carnaval 2026, seguindo os propósitos de organização da diretoria | S1 Fotografia e Comunicação

Na primeira vez em que desfilou na Sapucaí, em 2024, a Maricá ficou em 4º lugar. Entretanto, a apenas cinco décimos da pontuação da campeã, a Unidos de Padre Miguel. Ainda assim, no mesmo ano, ficou somente a três décimos da pontuação do vice-campeão, Império Serrano. Um ano depois, em 2025, apesar da chegada do carnavalesco Leandro Vieira, a escola  ficou em 5º lugar, a sete décimos do campeonato e a cinco décimos da vice-campeã.

O foco total no canto é uma resposta estratégica ao alto nível apresentado pelas escolas que ensaiaram na madrugada anterior. A meta consiste em defender a tradição do pavilhão, que leva o nome da cidade, com garra, alegria e responsabilidade, para garantir a nota máxima dos jurados.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta