Brasil

Tornado no Paraná: Governo federal envia ajuda humanitária

Tornado no Paraná: Governo federal envia ajuda humanitária | Reprodução

Um tornado no Paraná deixou um rastro de destruição na tarde desta sexta-feira (7). Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas. O município mais afetado foi Rio Bonito do Iguaçu, onde cerca de 80% da cidade sofreu danos. (Vídeos no final da matéria)

De acordo com a Defesa Civil, quatro mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Mais vítimas podem ser encontradas entre os escombros devido a desmoronamentos. Casas, prédios comerciais e órgãos públicos tiveram estruturas comprometidas. A malha viária e a rede elétrica também foram afetadas, e ao menos 1.028 pessoas ficaram desalojadas, com cerca de 10 mil pessoas impactadas no total.

Outras cidades afetadas incluem Guarapuava, Candói, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Três Barras, Guaraniaçu e Foz do Iguaçu.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, acionou equipes de salvamento para os municípios atingidos.

“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, disse ele nas redes sociais.

Após análise de radar, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a formação do tornado, inicialmente classificado como F2 na escala Fujita, com rajadas de vento entre 180 km/h e 250 km/h. No entanto, os danos observados indicam ventos acima de 250 km/h, caracterizando tornado F3.

O Governo Federal anunciou o envio de ajuda humanitária e equipes de apoio à reconstrução das regiões atingidas. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, declarou que o MIDR e a Defesa Civil Nacional estão em prontidão para prestar assistência imediata. A ministra Gleisi Hoffmann reforçou que “o governo não medirá esforços para amparar as famílias atingidas”.

O fenômeno ocorreu durante a passagem de uma frente fria pelo estado do Paraná, que trouxe diversos núcleos de tempestades, impactando várias regiões de forma intensa.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil