Tênis: João Fonseca vence ATP 500 de Basileia e conquista maior título internacional da carreira

Tênis: João Fonseca vence ATP 500 de Basileia e conquista maior título internacional da carreira /Instagram/@swissindoorsbasel_official
Da Redação, André Freitas, editor-executivo e repórter | (domingo, 26/10/2025, às 16h09) — O tênis brasileiro voltou a respirar o ar de uma grande conquista internacional, pois o carioca João Fonseca, de apenas 19 anos, levantou neste domingo (26) o troféu do ATP 500 de Basileia, na Suíça. Em suma, trata-se do maior título de sua promissora carreira. Em uma atuação de maturidade impressionante, o jovem superou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, por 2 sets a 0. O jogo teve parciais de 6/3 e 6/4, em apenas 1h25 de partida.
Ao final da partida, muito emocionado, João dedicou o título à sua mãe e também ao seu pai.
“Obrigado por sempre acreditarem em mim e por estarem ao meu lado em cada passo desta jornada”.
Além disso, o tenista exaltou a equipe e o país em sua celebração:
“Muito feliz com a mentalidade de toda a equipe nesta semana tão especial, em um torneio no qual sempre sonhei estar. Obrigado a todos pela torcida, essa energia faz toda a diferença em quadra. Vamos por mais, aqui é Brasil”, disse
Salto no ranking mundial
O resultado histórico coloca João em um novo patamar no circuito mundial. Principalmente a partir da atualização do ranking da ATP, nesta segunda-feira (27), com o brasileiro subindo do 46º para o 28º lugar. Desse modo, ele se torna o mais jovem brasileiro no top-30 desde Gustavo Kuerten, em 2001.
A vitória em Basileia representa 500 pontos preciosos. Ao mesmo tempo, confirma a ascensão meteórica de Fonseca, que começou 2025 na 145ª posição. O torneio suíço é de categoria ATP 500 — o terceiro nível mais importante do circuito internacional. A competição está abaixo apenas dos ATP 1000 e dos Grand Slams, que valem 2 mil pontos ao campeão.
Números de João Fonseca
Na decisão, João foi dominante, ao passo que disparou sete aces, venceu todos os games de serviço e não deu brechas ao adversário. Frio, agressivo e com uma confiança digna de veterano. Assim, o carioca mostrou que o tênis brasileiro tem um novo protagonista.
O troféu de Basileia é o quarto título de Fonseca na temporada, mas o primeiro em nível ATP 500. Anteriormente, o jovem já havia vencido o ATP 250 de Buenos Aires e os Challengers de Canberra (Austrália) e Phoenix (Estados Unidos).
A última vez que um brasileiro ergueu um troféu tão importante em simples foi há 24 anos, quando Gustavo Kuerten venceu o ATP 1000 de Cincinnati, em 2001 — ano em que João sequer havia nascido.
Rumo à França
E a trajetória não para porque o novo astro do tênis nacional já embarca para Paris, onde estreia no ATP 1000 da capital francesa. O adversário se trata de um conhecido: o canadense Denis Shapovalov. João Fonseca o derrotou nas quartas de final do ATP de Basileia. Logo, o reencontro promete.
Com o brilho juvenil e o peso de uma conquista histórica, João Fonseca reacende o orgulho do tênis brasileiro, levando o Brasil de volta à elite mundial.


























