Brasil

Tênis: João Fonseca vence ATP 500 de Basileia e conquista maior título internacional da carreira

Tênis: João Fonseca vence ATP 500 de Basileia e conquista maior título internacional da carreira

Tênis: João Fonseca vence ATP 500 de Basileia e conquista maior título internacional da carreira /Instagram/@swissindoorsbasel_official

Da Redação, André Freitas, editor-executivo e repórter | (domingo, 26/10/2025, às 16h09) — O tênis brasileiro voltou a respirar o ar de uma grande conquista internacional, pois o carioca João Fonseca, de apenas 19 anos, levantou neste domingo (26) o troféu do ATP 500 de Basileia, na Suíça. Em suma, trata-se do maior título de sua promissora carreira. Em uma atuação de maturidade impressionante, o jovem superou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, por 2 sets a 0. O jogo teve parciais de 6/3 e 6/4, em apenas 1h25 de partida.

Ao final da partida, muito emocionado, João dedicou o título à sua mãe e também ao seu pai.

“Obrigado por sempre acreditarem em mim e por estarem ao meu lado em cada passo desta jornada”.

Além disso, o tenista exaltou a equipe e o país em sua celebração:

“Muito feliz com a mentalidade de toda a equipe nesta semana tão especial, em um torneio no qual sempre sonhei estar. Obrigado a todos pela torcida, essa energia faz toda a diferença em quadra. Vamos por mais, aqui é Brasil”, disse

Salto no ranking mundial

O resultado histórico coloca João em um novo patamar no circuito mundial. Principalmente a partir da atualização do ranking da ATP, nesta segunda-feira (27), com o brasileiro subindo do 46º para o 28º lugar. Desse modo, ele se torna o mais jovem brasileiro no top-30 desde Gustavo Kuerten, em 2001.

A vitória em Basileia representa 500 pontos preciosos. Ao mesmo tempo,  confirma a ascensão meteórica de Fonseca, que começou 2025 na 145ª posição. O torneio suíço é de categoria ATP 500 — o terceiro nível mais importante do circuito internacional. A competição está abaixo apenas dos ATP 1000 e dos Grand Slams, que valem 2 mil pontos ao campeão.

Números de João Fonseca

Na decisão, João foi dominante, ao passo que disparou sete aces, venceu todos os games de serviço e não deu brechas ao adversário. Frio, agressivo e com uma confiança digna de veterano. Assim, o carioca mostrou que o tênis brasileiro tem um novo protagonista.

O troféu de Basileia é o quarto título de Fonseca na temporada, mas o primeiro em nível ATP 500. Anteriormente, o jovem já havia vencido o ATP 250 de Buenos Aires e os Challengers de Canberra (Austrália) e Phoenix (Estados Unidos).

A última vez que um brasileiro ergueu um troféu tão importante em simples foi há 24 anos, quando Gustavo Kuerten venceu o ATP 1000 de Cincinnati, em 2001 — ano em que João sequer havia nascido.

Rumo à França

E a trajetória não para porque o novo astro do tênis nacional já embarca para Paris, onde estreia no ATP 1000 da capital francesa. O adversário se trata de um conhecido: o canadense Denis Shapovalov. João Fonseca o derrotou nas quartas de final  do ATP de Basileia. Logo, o reencontro promete.

Com o brilho juvenil e o peso de uma conquista histórica, João Fonseca reacende o orgulho do tênis brasileiro, levando o Brasil de volta à elite mundial.

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emBrasil