BrasilEducação

Inscrições para segunda chamada do Mais Médicos Especialistas terminam nesta sexta

Inscrições para segunda chamada do Mais Médicos Especialistas terminam nesta sexta | Fernando Frazão/Agência Brasil

As inscrições para a segunda chamada do Mais Médicos Especialistas encerram nesta sexta-feira (3). O programa oferece quase 3 mil vagas em hospitais e ambulatórios especializados do SUS, e permite que os médicos escolham onde desejam atuar.

Os candidatos devem acessar a plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) para se inscrever. Essa etapa integra o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, e ampliar o acesso a atendimento especializado em todo o país.

O Ministério da Saúde pretende ocupar 500 vagas na soma das duas chamadas. Segundo o edital, mesmo utilizando as listas de espera da primeira etapa, ainda não foi possível atingir esse total. Até agora, 320 especialistas da primeira chamada já atuam em 156 municípios de todas as regiões do Brasil.

Os aprovados serão convocados de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições formadoras. Podem se candidatar médicos especialistas nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica, ginecologia, endoscopia, coloproctologia, gastroenterologia, obstetrícia, cardiologia, oncologia clínica, radiologia e otorrinolaringologia.

Aperfeiçoamento profissional

Além de reforçar o atendimento no SUS, os médicos selecionados receberão aperfeiçoamento profissional na sua área de especialização. Após a inscrição, a equipe do programa verifica a compatibilidade entre a vaga no curso de aperfeiçoamento e o local de atuação do profissional. Quando houver correspondência, o médico é alocado para desenvolver as atividades.

O programa dedica 16 horas semanais à prática assistencial em unidades de saúde e mais 4 horas semanais a atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência. Os cursos são ministrados por profissionais de excelência do PROADI-SUS e da Rede Ebserh.

Cada curso tem 12 meses de duração e aborda temas como:

  • Cirurgia coloproctológica focada em tumores colorretais

  • Cirurgia ginecológica para tumores ginecológicos

  • Oncologia clínica de cânceres prevalentes no SUS

  • Radioterapia: planejamento e execução

  • Ultrassonografia mamária diagnóstica e intervencionista

Como se inscrever

Os candidatos devem acessar a plataforma da UNA-SUS, escolher a especialidade e indicar o local de atuação desejado. A alocação final depende da compatibilidade entre a vaga e o curso de aperfeiçoamento.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil