Saída do Rio de Janeiro: Ponte Rio-Niterói tem trânsito lento e BR-101 soma 12km de engarrafamento na manhã desta terça-feira, 30/12

Saída do Rio de Janeiro: Ponte Rio-Niterói tem trânsito lento e BR-101 soma 12km de engarrafamento na manhã desta terça-feira, 30/12 | Reprodução Alerta/Rio
O deslocamento para as festas de fim de ano transformou as principais vias de saída do Rio de Janeiro para a Região dos Lagos em um teste de paciência na manhã desta terça-feira, 30/12, principalmente na Ponte Rio-Niterói e BR-101, com trânsito lento e e engarrafamento. O cenário é de “mão dupla” no movimento: enquanto milhares de turistas chegam à capital para o Réveillon, uma massa de cariocas e moradores do Leste Fluminense inicia o êxodo em direção ao interior e ao Espírito Santo.
BR-101: 12 km de congestionamento
A situação se apresentou de forma crítica para quem segue em direção ao Norte Fluminense. Segundo a concessionária Arteris Fluminense, a rodovia BR-101 registrava, às 9h30, um engarrafamento de 12 quilômetros entre São Gonçalo e Itaboraí (do km 305 ao km 293).
Embora não houvesse acidentes ou faixas interditadas no trecho, o tempo de viagem sofre grande impacto, sobretudo pelo excesso de veículos. Já no sentido Rio de Janeiro, o tráfego flui normalmente até o momento. Ao menos, na BR-101.
Ponte Rio-Niterói: Acidente e lentidão
Na Ponte, o contrafluxo também castiga o motorista. A travessia no sentido Niterói apresentava, por volta das 8h45, um tempo estimado de 29 minutos. O gargalo se concentra entre a Reta do Cais e o Vão Central.
Além do volume de carros, uma queda de motociclista no Vão Central gerou reflexos em importantes vias de acesso. Por exemplo a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. No sentido capital, o fluxo estava livre (13 minutos).
Previsão do Tempo: Atenção redobrada na pista
A meteorologia indica que o motorista deve encontrar tempo instável ao longo de todo o dia. Logo, a combinação de pista molhada e visibilidade reduzida aumenta exponencialmente o risco de colisões traseiras em trechos de parada brusca.
Por mais que muitos motoristas não sigam as orientações de segurança, reforçamos o alerta para o bem de todos.
- Usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;
- Manter distância de segurança de quem está à frente;
- Respeitar o limite de velocidade indicado nas placas;
- Não fazer ultrapassagens arriscadas ou em locais proibidos;
- Respeitar a capacidade de passageiros do carro: toda criança conta como uma pessoa.
Expectativa de Tráfego
A previsão das concessionárias considera que o pico de movimento se estenda até a tarde desta quarta-feira (31). Ao todo, mais de 2,3 milhões de veículos devem cruzar a Ponte Rio-Niterói até o dia 5 de janeiro, consolidando uma das semanas de maior fluxo rodoviário do ano no estado.


























