Brasil

Rio Grande do Sul está em alerta vermelho por ciclone extratropical e temporais

Rio Grande do Sul está em alerta vermelho por ciclone extratropical e temporais | Reprodução

O Rio Grande do Sul está em alerta vermelho nesta terça-feira (9) por causa da chegada de um ciclone extratropical associado a uma frente fria. O aviso de grande perigo, emitido pelo Inmet, indica risco elevado de temporais, ventos fortes e granizo até 23h59.

Risco de tempestades, ventos fortes e alagamentos

Segundo o Inmet, o volume de chuva pode ultrapassar 100 mm até o fim do dia, aumentando a possibilidade de alagamentos, queda de energia e queda de árvores. As rajadas de vento devem atingir várias regiões do estado.

O alerta vale para as áreas Sul, Norte e Central, regiões serranas, a Região Metropolitana de Porto Alegre e todo o litoral gaúcho.

Paraná e Santa Catarina em alerta laranja

Além do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina seguem em alerta laranja, que indica perigo. As regiões central, sul, leste e as faixas litorâneas devem sentir os efeitos do ciclone ao longo do dia.

Flores da Cunha registra estragos após ciclone

A cidade de Flores da Cunha, a 145 km de Porto Alegre, sofreu estragos na noite de segunda-feira (8). O Travessão Alfredo Chaves foi um dos pontos mais atingidos. Apesar dos danos, a prefeitura informou que não houve feridos.

Entre os prejuízos estão a quadra da comunidade, o telhado da Capela São João Batista e estruturas de três vinícolas. Estabelecimentos do centro da cidade também registraram danos.

Casas, parreiras e serviços afetados

Cerca de 60 casas foram danificadas, deixando mais de 5 mil moradores sem energia. Aproximadamente 2 mil pessoas foram afetadas de alguma forma.

Houve avarias em estufas, queda de vinte parreiras e danos no refeitório de uma escola e em um hospital municipal.

Equipes atuam na limpeza e estradas já foram liberadas

Equipes das secretarias de Agricultura e Obras trabalharam na manhã desta terça (9) para desobstruir vias. Não há pontos de bloqueio ativos no município. As aulas foram mantidas na rede municipal.

A Defesa Civil reforçou que o alerta meteorológico permanece vigente.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil