Rodrigo Neves propõe parceria com ONU-Habitat para o Programa Vida Nova no Morro

Rodrigo Neves propõe parceria com ONU-Habitat para o Programa Vida Nova no Morro | Divulgação
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu com a diretora-geral da ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach, no último dia do Fórum Urban 20, em Joanesburgo, África do Sul. No encontro, Rodrigo propôs uma parceria técnica para o Programa Vida Nova no Morro, que prevê uma profunda transformação urbanística e social em 83 comunidades da cidade, beneficiando mais de 150 mil moradores.
O prefeito apresentou os avanços da cidade em áreas como infraestrutura, defesa civil, contenção de encostas, universalização da água tratada e saneamento, saúde, educação e segurança pública, destacando que o programa será um marco na redução das desigualdades urbanas.
“Niterói criou o Programa Médico de Família, que foi inspiração para a criação do Programa Saúde da Família no Brasil. Agora, queremos fazer o Arquiteto de Família. Já levamos água, esgoto, creche, escola, contenção de encostas e áreas de lazer para as comunidades. Agora é hora de avançar nas melhorias habitacionais, rebocar, pintar, melhorar o que precisa em cada favela. Isso será uma verdadeira revolução urbana”, afirmou Rodrigo Neves.
A diretora-geral da ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach, elogiou a proposta e garantiu apoio institucional.
“Vamos ficar felizes em colaborar com esse programa progressista que Niterói quer implementar para melhorar a infraestrutura das casas. Esse é um desafio global, presente em países da América Latina, África e diversas outras regiões”, disse Anacláudia.
Urban 20
Além da reunião bilateral, Rodrigo participou do encerramento da Urban 20 (U20), fórum internacional que reúne cidades das nações do G20. Durante três dias, prefeitos e delegações de todo o mundo discutiram soluções conjuntas para desafios globais.
O documento final da cúpula será entregue aos líderes do G20 em novembro, em Joanesburgo, e destaca prioridades como:
-
ampliação do financiamento internacional para cidades,
-
resiliência urbana e enfrentamento das mudanças climáticas,
-
políticas de habitação e inclusão social,
-
e a transformação digital como vetor de desenvolvimento.
Vida Nova no Morro
Sancionado em setembro, o Programa Vida Nova no Morro terá financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e representa uma das maiores iniciativas sociais e urbanísticas da história de Niterói.
As ações previstas incluem:
-
requalificação de moradias,
-
pavimentação e drenagem,
-
iluminação pública,
-
contenção de encostas,
-
qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo,
-
além do fortalecimento da economia solidária e da identidade comunitária.
“Esse programa vai transformar a vida de milhares de pessoas, levando dignidade, infraestrutura e oportunidades para dentro das comunidades”, destacou Rodrigo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI