Brasil

Renegociação de dívidas do Fies 2025 começa neste sábado; veja como participar

Renegociação de dívidas do Fies 2025 começa neste sábado; veja como participar | José Cruz/Agência Brasil

A renegociação de dívidas do Fies 2025 começa neste sábado (1º), oferecendo condições especiais para quem firmou contratos a partir de 2018. O programa do Ministério da Educação (MEC) quer facilitar a vida de cerca de 160 mil estudantes endividados, com saldo total de R$ 1,8 bilhão.

Com o novo modelo, os devedores poderão quitar os valores em até 180 parcelas, com juros e multas totalmente perdoados. O objetivo é ajudar jovens a limpar o nome e voltar a ter crédito ativo.

Como fazer a renegociação

O processo será feito 100% digital. O estudante deve acessar o aplicativo Fies Caixa ou o site oficial da Caixa Econômica Federal e realizar o login com CPF e senha.

Não é necessário ir até uma agência. Após preencher os dados, o estudante gera o termo aditivo, que formaliza o novo acordo — com prazos e valores atualizados.

Se houver atraso no pagamento das novas parcelas, os nomes dos devedores e fiadores voltarão aos cadastros de inadimplentes.

Prazos e condições do novo Fies

O prazo para aderir à renegociação vai até 31 de dezembro de 2026.
As parcelas terão valor mínimo de R$ 200, podendo ser menores em contratos de saldo reduzido.

O novo modelo do Fies permite refinanciar o saldo em até 15 anos, mantendo as condições acessíveis.

O MEC reforça que as renegociações valem apenas para contratos assinados a partir de 2018, em fase de amortização e com atrasos acima de 90 dias até 31 de julho de 2025.

Regularização e inclusão financeira

O MEC espera que a medida traga alívio financeiro e reintegração ao sistema de crédito para milhares de ex-estudantes.

Segundo a Resolução nº 64/2025, a iniciativa busca garantir sustentabilidade ao programa e ampliar o acesso à educação superior privada no país.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil