Quilombo Liberdade é reconhecido como maior polo cultural urbano da América Latina

Quilombo Liberdade é reconhecido como maior polo cultural urbano da América Latina | Divulgação/Sebrae
Quilombo Liberdade foi reconhecido como o maior polo cultural urbano da América Latina. A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou a medida nesta quinta-feira (25), consolidando o território de São Luís como referência de identidade quilombola. O projeto segue para sanção do governo estadual.
Com mais de 160 mil moradores distribuídos em cinco bairros, o quilombo reúne tradição e resistência. Desde 2019, é certificado pela Fundação Cultural Palmares, o que reforça seu valor histórico. Agora, passa a integrar oficialmente a agenda do Estado, com prioridade para festas, manifestações culturais e práticas tradicionais.
De acordo com o Patrimônio Histórico municipal, mais de 200 expressões culturais estão registradas no território. Entre elas estão Blocos Afro, grupos de Bumba Meu Boi, Circuito de Reggae, Capoeira, Tambor de Crioula, Companhias de Dança, além de terreiros e igrejas que sustentam a vida comunitária.
Com a medida, a Secretaria de Cultura deve implementar políticas de fortalecimento do afroturismo, estimular a economia criativa e valorizar os saberes locais. O Quilombo Liberdade consolida-se, assim, como um marco de cultura e resistência da população quilombola maranhense.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI