Brasil

Projeto que define futuro do SUS deve ir à plenário na Câmara dos Deputados

SUS terá seu futuro definido através de votação de projeto de lei na Câmara dos Deputados esta semana | Agência Brasil/Arquivo

O Congresso Nacional pode aprovar, ainda nesta semana, um projeto de lei que promete mudar o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Com um plano ambicioso, o governo pretende fortalecer a produção nacional de insumos médicos e hospitalares. Nesse sentido, aposta em parcerias estratégicas com a indústria, para garantir o abastecimento eficiente do setor.

A princípio, a proposta estaria incluída na pauta de votação da Câmara dos Deputados a partir de terça-feira (18). Ela  faz parte do escopo do Projeto de Lei 2583/20, de autoria do deputado Doutor Luizinho (PP-RJ). O texto visa a criação da Estratégia Nacional de Saúde, garantindo que Empresas Estratégicas de Saúde (EES) tenham prioridade nas compras governamentais de produtos essenciais ao SUS.

O relator do projeto, deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE), defendeu a necessidade de priorizar essas empresas nas contratações, mesmo que seus preços sejam até 20% superiores aos concorrentes tradicionais. A ideia é fortalecer a indústria nacional e evitar a dependência de fornecedores estrangeiros, que frequentemente impõem barreiras ao abastecimento do país.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

A nova regulamentação também permitirá a realização de licitações exclusivas para empresas do setor de saúde quando houver necessidade de desenvolvimento de novos produtos ou tecnologias. A medida busca impulsionar o mercado interno e garantir que o Brasil tenha autonomia na produção de insumos essenciais.

O governo federal está de olho na aprovação rápida do projeto. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reforçou ao presidente da Câmara, Hugo Motta, a importância da nova estratégia. Para especialistas, a proposta pode modernizar a gestão de recursos públicos e garantir mais segurança na oferta de insumos para hospitais e unidades de saúde.

Em suma, com a votação iminente, o Brasil pode estar prestes a dar um passo crucial para tornar seu sistema de saúde mais eficiente, inovador e independente.

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Mais emBrasil

Comments are closed.

Você também pode gostar!