Leste FluminenseNiteróiSão Gonçalo

Polícia Civil confirma ao FOLHA DO LESTE localização de jovem desaparecido

Polícia Civil confirma ao FOLHA DO LESTE localização de jovem desaparecido

Polícia Civil confirma ao FOLHA DO LESTE localização de jovem desaparecido

Na manhã desta quinta-feira (18), em resposta ao contato feito ontem pela reportagem do FOLHA DO LESTE, a secretaria estadual de Polícia Civil confirmou a localização do adolescente  João Cristhian Espinoza Zurita, aluno do Pensi unidade 2, em Icaraí na Zona Sul de Niterói, desaparecido desde sábado (13) foi encontrado.  Apesar de estudar em Niterói, o adolescente, bem como sua família, residem em São Gonçalo.
A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), responsável pelo caso, não forneceu detalhes acerca de onde e como localizou o menino. Vale destacar que o caso envolve menor de idade e, em consequência disso, deve obedecer a determinados sigilos.
Diante disso, a secretaria de estado de Polícia Civil apenas se limitou a dizer que o menor, após localizado, foi entregue à família. Em seguida, deu o caso por encerrado — informação confirmada ao Folha do Leste. Isso vale dizer que as informações prestadas em depoimento pelo João, assim como por seus pais, satisfizeram os investigadores polícia .
Nossa reportagem continuou hoje pela manhã insistindo em falar com a família do jovem, mas eles não atendem as ligações. Contudo, por meio de outras fontes com quem conversamos, tanto a Dona Carmen (mãe) como o Sr, Juan (pai) sequer estariam atendendo também as tentativas de contato da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).
De acordo com informações de outra fonte que o FOLHA DO LESTE manterá sob anonimizada, Carmen, mãe do menor, estava “muito emocionada” quando recebeu o filho João de volta. Tanto que ela sequer teria conseguido conversar com os profissionais de psicologia designados pelas autoridades estaduais para prestar atendimento ao caso.

A dinâmica completa, segundo Bia Oliveira Barbosa

Mesmo com o caso já dado como encerrado pela Polícia Civil, por outro lado, Bia Oliveira Barbosa (@biaoliveirabarbosa) tornou a dar detalhes do caso. Relatou, em resumo, que João estava em São Conrado, na Zona Oeste do Rio de Janeiro ao passo que pediu um lanche e acabou reconhecido pelo entregador. Esse trabalhador, morador da Rocinha, percebeu que o jovem fugiria novamente, mas não permitiu.
Dessa forma, além de impedir que o adolescente sumisse novamente, o entregador levou ele para sua casa, na comunidade da Rocinha, que fica nas imediações de São Conrado. Ao chegar em casa, o trabalhador do iFood pediu a sua mãe, classificada por Bia como “mãe maravilhosa” ligar pra Carmen. Posteriormente, a mulher ainda fez uma chamada de vídeo para que toda família reconhecesse João.

O que houve?

Após a confirmação, os pais de João, Carmen e Juan Espinoza, deslocaram-se imediatamente para a delegacia para alertar os policiais. Segundo Bia, o casal passou toda a noite na unidade, enquanto os agentes civis se preparavam para ir ao Rio de Janeiro buscar o rapaz.

O pai, Juan Espinoza, que é médico boliviano (aguardando o resultado do Revalida para exercer a profissão no Brasil e, atualmente, trabalhando como motorista de aplicativo), estava “abaladíssimo”, mas profundamente grato. Carmen, a mãe, tem um salão de beleza e dependia do trabalho informal, teve sua rotina financeira desestabilizada pela busca incessante.

Diante disso, Bia Oliveira Barbosa organizou uma arrecadação de doações em dinheiro junto a empresários do ramo de restaurantes para ajudar a família a se restabelecer.

“Nesse momento o que importa é que o João voltou com vida e os pais estão com o filho. O depois disso, eu tenho certeza de que a Carmen e o seu Juan vão dar uma satisfação porque todos nós merecemos.”

Em seguida, os pais de João se deslocaram para a delegacia, E aí começou toda ida para a delegacia, para avisar os policiais. Tanto a Carmen (mãe do João) como o Juan (pai) ficaram na delegacia enquanto os agentes da Polícia Civil se preparavam para ir ao Rio buscar o rapaz. Ainda conforme o relato de Bia, o casal teria passado toda a noite lá.
“Eu estou contando isso porque foi através da Carmen e do seu Juan enquanto os policiais ainda estavam se arrumando para irem para a Rocinha  eu estava na linha  com eles. E aí, depois disso, falei com o seu Juan, ainda na delegacia, o João ainda não tinha chegado lá com os policiais.
Depois disso, nos falamos de novo, eu e o pai do João. O João estava prestando depoimento e o pai estava abaladíssimo, mas muito agradecido a Deus porque, gente, pra um pai e para uma mãe, independe o que aconteceu. Porque, nesse momento, eles só queriam o filho de volta.
André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.