Patrulha Maria da Penha completa um ano em São Gonçalo com 35 atendimentos


Patrulha Maria da Penha completa um ano em São Gonçalo com 35 atendimentos | Divulgação/Julio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo
A Patrulha Maria da Penha de São Gonçalo completou um ano de atuação nesta quarta-feira (3), reforçando o combate à violência doméstica no município. O grupamento da Guarda Municipal, formado por oito agentes, prestou apoio em 35 ocorrências de violência contra mulheres desde a criação.
As ações incluem acompanhamento a hospitais, condução de vítimas até familiares ou locais seguros, prisões em flagrante, apoio em medidas protetivas e encaminhamentos à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). Entre os destaques, está a prisão em flagrante de um agressor que espancava a companheira grávida, captada por câmeras da Central de Segurança de São Gonçalo.
A iniciativa atua de forma integrada com órgãos da rede de proteção, como o CEOM e a Sala Lilás do Instituto Médico Legal, ampliando o acolhimento e a conscientização sobre os diferentes tipos de violência.


Patrulha Maria da Penha completa um ano em São Gonçalo com 35 atendimentos | Divulgação/Julio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo
Segundo a coordenadora Rejane Santos, o trabalho vai além das ocorrências:
“Todos os dias vemos mulheres entendendo que sofrem violência e buscando ajuda. É um trabalho que salva vidas”, afirmou.
Durante setembro, o grupamento promove eventos de conscientização em escolas, unidades de saúde e no Pátio Alcântara, onde realizará a ação social “Vozes pela Vida”, no dia 26.
Onde denunciar
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
Disque 190 – Para casos de flagrante
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)
Serviços
-
CEOM – Centro Especial de Orientação à Mulher Zuzu Angel
(21) 3758-5060 | (21) 96427-0012 | (21) 99607-0043 -
Sala Lilás – Atendimento especializado para mulheres vítimas de violência
(21) 2701-5622 | (21) 3715-2155 | (21) 99960-6715 -
Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres
[email protected]
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI