ColunistasEsportesFutebolVicente Dattoli

PanAm Sports visita Assunção, adversária de Niterói e Rio para sediar jogos Pan-Americanos de 2031

PanAm Sports visita cidades candidatas ao Pan 2031 | Rafael Bello/COB

A Comissão de Avaliação da PanAm Sports está no Paraguai, iniciando as visitas que fará a Assunção e Rio e Niterói, cidades-candidatas a receber os Jogos Pan-Americanos de 2031. Compõem a Comissão o presidente da entidade, o chileno Neven Ilic; a mexicana e secretária-geral da PanAm, Jimena Saldaña; e os presidentes dos Comitês Olímpicos Nacionais da Argentina (Mario Moccia), Porto Rico (Sara Rosario) e São Cristóvão e Neves (Dennis Knight).

Alguns diretores também fazem parte da comitiva, que já está na capital paraguaia e chegará ao Rio dia 1º de outubro. A definição da sede do Pan-Americano de 2031 acontecerá dia 10 de outubro, em Santiago.

“Essas visitas fazem parte do processo de seleção da cidade que receberá os XXI Jogos Pan-Americanos, em 2031. Nossa intenção é verificar tudo o que cada cidade tem a oferecer para o desenvolvimento do esporte em nosso continente. Obviamente nos encontraremos com as principais autoridades governamentais e esportivas dos dois países”, explicou a secretária-geral Jimena Saldaña, ressaltando que as avaliações serão submetidas, em informe, à Assembleia Geral da PanAm Sports, que reunirá todos os comitês olímpicos nacionais do continente, em eleição que acontecerá na capital chilena no início de outubro.

O Chile recebeu o Pan-Americano de 2023.

“É muito importante para nós que estas grandes cidades queiram receber os Jogos Pan-Americanos. Temos a certeza de que, qualquer que seja a escolhida, teremos uma grande festa do esporte em nosso continente”, ressaltou Jimena.

Em 2027, o Pan-Americano voltará a Lima, cidade onde foi realizado em 2019. O retorno tão rápido se deveu a problemas com Barranquilla, na Colômbia, que receberia a competição. Todavia, a cidade não cumpriu os prazos estabelecidos pela PanAm Sports.

Chegou-se a cogitar São Paulo como substituta, mas a cidade acabou não lançando sua candidatura. Assim sendo, coube, então, à PanAm, quase que em atitude emergencial, retornar a competição ao Peru. Principalmente, aproveitando tudo o que houve de legado de 2019.

+ MAIS NOTÍCIAS DE VICENTE DATTOLI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emColunistas