Operação Tolerância Zero intensifica fiscalização e apreende motos irregulares em São Gonçalo

Operação Tolerância Zero intensifica fiscalização e apreende motos irregulares em São Gonçalo | Divulgação/Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo
Operação Tolerância Zero em São Gonçalo intensificou a fiscalização de motocicletas nesta semana e realizou 545 abordagens nos bairros do Rocha e da Parada 40. A ação combate escapamentos irregulares, motos sem placa e adulterações que aumentam o barulho e colocam o trânsito em risco.
Fiscalização combate barulho excessivo e irregularidades
A operação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, tem como foco motos com escapamentos fora dos padrões legais, descargas adulteradas e veículos sem identificação.
As ações contam com apoio do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Desde abril de 2025, os agentes utilizam decibelímetros para medir o nível de ruído dos escapamentos durante as abordagens.
Quando o equipamento aponta irregularidade, a motocicleta é removida imediatamente ao Pátio Municipal.
Rocha e Parada 40 concentram ações da semana
Na segunda-feira (2), no bairro do Rocha, os agentes realizaram 275 abordagens. Quatro motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal. Duas reprovaram no teste de ruído e outras duas foram apreendidas após tentativa de fuga. A equipe emitiu 41 autos de infração.
Já na noite de quarta-feira (4), a operação atuou na Parada 40. Foram 270 abordagens, com sete motos removidas. Seis apreensões ocorreram após tentativa de evasão e uma por ausência de placa. Ao todo, os agentes lavraram 34 autos de infração.
Prefeitura destaca resultados e continuidade das ações
O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, avaliou positivamente os resultados da operação e reforçou a continuidade das fiscalizações.
“O que constatamos a cada ação da Operação Tolerância Zero é que o resultado vem sendo alcançado. Só no mês de janeiro, realizamos quase duas mil abordagens. Seguiremos trabalhando com afinco para garantir mais segurança e menos barulho para a população”, afirmou.














































