Polícia Civil dá nova fase da Operação Rastreio para recuperação de celulares

Polícia Civil dá nova fase da Operação Rastreio para recuperação de celulares | Divulgação
A Polícia Civil iniciou nesta segunda-feira (20) uma nova fase da Operação Rastreio, voltada ao combate de roubos, furtos e receptação de celulares. Mais de 4,2 mil intimações serão enviadas a donos de aparelhos suspeitos, que terão até três dias para entregar os dispositivos à delegacia. Quem não cumprir o prazo será considerado autor de crime de receptação.
O secretário de Estado da Polícia Civil, Felipe Curi, detalhou a ação.
“Essas 4,2 mil intimações estão sendo enviadas para pessoas que adquiriram aparelhos identificados pelas nossas investigações como produtos de crime. Os destinatários terão 72 horas para entregar os celulares na delegacia indicada. Quem não devolver será considerado criminoso e responderá por receptação. Quem devolver no prazo será considerado de boa-fé e colaborativo”, explicou, em entrevista ao programa Bom Dia Rio, da TV Globo.
Desde a criação da Operação Rastreio, em maio, mais de 420 pessoas foram presas e 5,8 mil celulares apreendidos. Na última convocação, de 3 mil usuários, cerca de mil compareceram às unidades da Polícia Civil. Outros 1,4 mil aparelhos foram recuperados no “Dia D”, em julho.
Curi também deu dicas para evitar a compra de celulares furtados ou roubados.
“Desconfie de preços muito abaixo do mercado, sempre exija nota fiscal e utilize nosso aplicativo ‘Celular Seguro RJ’. O IMEI, como um chassi de veículo, pode ser verificado pelo aplicativo antes da compra. Basta digitar ‘*#06#’ para obter o número e conferir se há restrição”, detalhou.
Todos os dispositivos recuperados passam por perícia, e os legítimos proprietários são identificados para reaver seus bens. Até o momento, a operação já resultou na restituição de mais de 2,8 mil aparelhos.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI