
Obras de macrodrenagem avançam no Barreto e Engenhoca, Niterói | Divulgação/Leonardo Simplício/Prefeitura de Niterói
A Empresa Municipal de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) prossegue com as intervenções de macrodrenagem nos bairros do Barreto e da Engenhoca, na zona norte da cidade. Nesta etapa, as equipes realizam a interligação das redes pluviais da Engenhoca ao novo sistema de galerias, visando melhorar o escoamento das águas das chuvas e minimizar os riscos de alagamentos na região.
Atualmente, equipes da concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto atuam na Rua Craveiro Lopes, próximo à entrada da Secretaria de Ordem Pública (Seop).
No local, estão sendo feitas marcações e cortes no pavimento para viabilizar o desvio de uma adutora localizada perto do ponto de instalação das novas galerias de drenagem. A previsão é que essa etapa seja concluída em até duas semanas.
Em razão dos trabalhos, o trânsito de veículos está totalmente interrompido na Rua Craveiro Lopes, entre o Largo do Barradas e a sede da Seop. Motoristas devem utilizar como rota alternativa a Rua General Castrioto. O fluxo de pedestres permanece liberado sem alterações.

Obras de macrodrenagem avançam no Barreto e Engenhoca, Niterói | Divulgação/Leonardo Simplício/Prefeitura de Niterói
Devido à interdição, o ponto inicial da linha 42S (Barreto x Centro – Via São Lourenço) foi transferido para a Rua Amerino Vanique, em frente ao Centro de Abastecimento de Niterói (CADEN). O ônibus segue pela Rua Galvão, Rua Dr. Luiz Palmier, Rua Dr. March e Rua General Castrioto antes de retomar seu trajeto habitual.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Toda a área está devidamente sinalizada para garantir a segurança de pedestres e motoristas, com equipes de apoio ao trânsito orientando durante o período das obras.
As intervenções de macrodrenagem abrangem cerca de 4,6 quilômetros e representam um investimento aproximado de R$ 76 milhões. A previsão é concluir as obras até o final deste ano.
Após a finalização, os trechos impactados receberão serviços de urbanização, incluindo reconstrução de meios-fios, calçadas e nova pavimentação, contribuindo para a melhoria da infraestrutura urbana local.