Notas do Enem poderão ser usadas no Sisu 2026 a partir de três edições

Notas do Enem poderão ser usadas no Sisu 2026 a partir de três edições | Reprodução
As notas do Enem no Sisu 2026 poderão ser escolhidas entre as três últimas edições da prova — 2023, 2024 e 2025. A mudança, inédita, amplia as chances de ingresso nas universidades públicas, segundo o Ministério da Educação (MEC).
O edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União, autoriza o uso das notas mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio para concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Antes, o programa aceitava apenas a pontuação da edição mais recente.
Com isso, um estudante que fez o Enem em 2023, mas não participou das provas seguintes, poderá se inscrever no Sisu 2026 e disputar uma vaga com base em seu melhor resultado.
Critério de comparação entre notas
A comparação entre notas de anos diferentes será possível por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI) — método usado na correção do Enem. Ele analisa o padrão de acertos do candidato, medindo a coerência entre o desempenho em questões fáceis, médias e difíceis. Assim, notas de edições distintas tornam-se equivalentes e comparáveis.
Segundo o MEC, o sistema calculará automaticamente a melhor média ponderada para cada curso escolhido. A média varia conforme os pesos definidos pelas universidades. Cursos de Engenharia, por exemplo, costumam valorizar mais a nota de Matemática; já Jornalismo tende a priorizar Linguagens e Ciências Humanas.
Ainda não há confirmação oficial se será permitido utilizar notas de edições diferentes para a primeira e a segunda opção de curso.
Prazos e adesão das universidades
O novo modelo já aparece no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, com prazo de 27 de outubro a 28 de novembro de 2025. As universidades e institutos federais que participarem deverão realizar todos os procedimentos pela plataforma Sisu Gestão.
Durante esse período, as instituições poderão revisar e ajustar seus termos de participação antes da assinatura final.
Sobre o Sisu
O Sisu é o sistema público que permite aos candidatos concorrer gratuitamente a vagas em universidades federais e estaduais, utilizando a nota do Enem. Desde 2024, o programa passou a ter edição única anual, com cursos que iniciam no primeiro ou no segundo semestre.
Na edição de 2025, o Sisu ofereceu 261,7 mil vagas em 6.851 cursos de 124 instituições públicas. Desse total, 254,8 mil candidatos foram aprovados, incluindo ampla concorrência, cotas e políticas afirmativas específicas.
A nova regra deve beneficiar estudantes que buscam melhor aproveitamento das notas e desejam ampliar as opções de ingresso no ensino superior público brasileiro.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI


























