Estado do Rio de Janeiro

Ministério da Saúde reforça rede com nove novos especialistas no Rio

Ministério da Saúde reforça rede com nove novos especialistas no Rio | Divulgação/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde reforça rede com nove novos médicos especialistas no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (26). Eles vão atuar em quatro cidades. Além disso, o governo liberou R$ 89,6 milhões para 24 novas unidades do SUS em 22 municípios. Essas ações integram o programa Agora Tem Especialistas.

Com recursos do Novo PAC Seleções 2025, a rede ganhará nove CAPS, duas Policlínicas e 13 UBSs. Isso fortalece a Atenção Primária e reduz a sobrecarga na Atenção Especializada.

“Queremos diminuir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. Expandimos serviços e mobilizamos toda a estrutura pública e privada do país. É mais investimento em infraestrutura e atendimento de qualidade para a população”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

No Brasil, estão previstas 899 novas unidades, com R$ 2,5 bilhões em investimento. Até agora, 322 médicos já começaram a trabalhar em 156 municípios.

O programa oferece também incentivos para residentes, preceptores, tutores e coordenadores em 20 especialidades médicas, além de Enfermagem Obstétrica e Física Médica. Foram abertas 4 mil bolsas de residência, sendo 3 mil em Medicina e mil em Áreas Profissionais da Saúde.

O Rio conta com 285 programas de Residência Médica e 2.306 médicos com bolsas. Há 32 programas multiprofissionais e 814 residentes. Esta é a maior oferta de bolsas do Ministério em dez anos. As inscrições vão até 30 de outubro.

O Ministério certificou hospitais de ensino, qualificando-os como ambientes formadores. No estado, 22 hospitais estão certificados, e 115 podem solicitar. No Brasil, 202 hospitais têm certificação, cinco estão entre os 300 melhores do mundo, e 1.134 unidades são elegíveis.

Na primeira etapa, o Nordeste recebe 188 médicos (58%), seguido pelo Sudeste (70), Norte (40), Centro-Oeste (17) e Sul (7). Do total, 72% atuarão em áreas de alta vulnerabilidade e 22% na Amazônia Legal. As especialidades com mais profissionais são Ginecologia (98), Anestesiologia (37), Otorrinolaringologia (26), Cirurgia Geral (25) e Oncologia (66).

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta