

Milicianos que extorquiam comerciantes na Baixada são presos em operação do MP-RJ | Reprodução/MP-RJ
Três integrantes de uma milícia que atuava em Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foram presos nesta quarta-feira (20) em uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). O grupo é acusado de praticar extorsões semanais contra comerciantes, motoristas de vans, mototaxistas e até empresas de internet e TV a cabo.

Segundo o MP, os criminosos exigiam pagamentos em dinheiro ou por transferência bancária e usavam ameaças de agressões, incêndios de bens e até assassinatos para intimidar as vítimas.
A ação, batizada de “Reinado Dividido”, foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI). No total, foram expedidos 11 mandados de prisão. Cinco dos alvos já estavam detidos e outros três seguem foragidos.
Líder preso controlava quadrilha da cadeia
As investigações apontam que Jefferson Constant Jasmim, conhecido como Deco ou 01, comandava a organização criminosa de dentro da cadeia. Ele autorizava extorsões, controlava recursos, planejava atos violentos e organizava a compra de armas.
+ MAIS NOTÍCIAS DA BAIXADA FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Também foram identificados como integrantes da milícia:
-
Bruno Feliphe de Sousa Queiroz – apontado como gerente operacional;
-
Michael Fernando Griebeler Borges, o Big Mac – responsável por cobranças e repasses financeiros;
-
Renato dos Santos Marques, o Renatinho – encarregado de extorsões e intimidações armadas.
Disputa de poder na região
O MPRJ informou ainda que o grupo disputava territórios com outras milícias, como as lideradas por João Teixeira dos Passos, o Jota da Grama, e Gilson Ingrácio de Souza Júnior, o Juninho Varão. A rivalidade teria instaurado um clima de medo na região, levando moradores a descrever a situação como um “reinado dividido”.
De acordo com o Ministério Público, a quadrilha atua pelo menos desde 2023, principalmente nos bairros Miguel Couto e Parque Ambaí, em Nova Iguaçu, e Itaipu e Shangri-lá, em Belford Roxo.