Maricá acompanha desenvolvimento de crianças e gestantes na Aldeia Indígena Céu Azul

Maricá acompanha desenvolvimento de crianças e gestantes na Aldeia Indígena Céu Azul | Divulgação
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está realizando acompanhamento da Aldeia Indígena Céu Azul, no bairro Espraiado, para promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância e gestantes da etnia Guarani Mbya. A pasta realiza visitas periódicas agendadas para garantir os direitos sociais dos povos originários.
Durante as ações, a secretaria segue as orientações do Sistema Único de Assistência Social (Suas), atuando por meio da Proteção Social Básica, do Programa Criança Feliz do Governo Federal e do Programa de Atendimento Integral às Famílias (Paif). O objetivo é também inscrever e atualizar o Cadastro Único da população indígena.
Garantia de direitos e fortalecimento cultural
Para Gabriela Martins, coordenadora do Cras – Região Oceânica, responsável pelo território, a iniciativa reforça vínculos e promove autonomia.
“São ações para garantir os direitos sociais desses povos e estreitar os vínculos deles tanto com a assistência do município quanto com os benefícios disponibilizados pelo Suas, incentivando assim sua autonomia e o fortalecimento de suas identidades culturais”, destacou Gabriela.
As visitas periódicas permitem identificar necessidades, oferecer orientação às famílias e promover programas sociais voltados ao bem-estar das crianças e gestantes, respeitando tradições e cultura da etnia Guarani Mbya.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI