Lula participa do desfile de 7 de Setembro com o tema “Brasil Soberano”

Lula participa do desfile de 7 de Setembro com o tema “Brasil Soberano” | Ricardo Stuckert/PR
Matéria atualizada 07/09/2025, as 11:34
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, na manhã deste domingo (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O evento deste ano teve como tema central “Brasil Soberano”.
Lula chegou ao local por volta das 9h04 e recebeu a primeira saudação dos militares, com a execução do hino nacional. Em seguida, iniciou o desfile no Rolls-Royce aberto, ao lado da primeira-dama Janja, seguindo até o primeiro palanque, marcando oficialmente o início da cerimônia às 9h23. O hino nacional foi executado novamente, desta vez pela fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas Dragões da Independência, acompanhada pelo coral de alunos do Colégio Militar de Brasília.
Autoridades presentes
Além do presidente e da primeira-dama, o evento contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara Hugo Motta, e ministros de pastas estratégicas, incluindo Celso Sabino, Ricardo Lewandowski, Renan Filho, Mauro Vieira, Marina Silva, Anielle Franco, Rui Costa, Jorge Messias, Simone Tebet, Esther Dweck, Márcio Macedo, Camilo Santana, Sidônio Palmeira, Macaé Evaristo, André de Paula e Vinicius Carvalho. Nenhum representante do Supremo Tribunal Federal (STF) compareceu.

Lula participa do desfile de 7 de Setembro com o tema “Brasil Soberano” | Ricardo Stuckert/PR
Eixos temáticos do desfile
O primeiro eixo, chamado “Brasil dos Brasileiros”, destacou a palavra “soberania” formada nas camisetas dos participantes, seguida por duas bandeiras gigantes: uma do Brasil, com 140 metros quadrados, e outra escrita “Brasil Soberano”, com 70 metros quadrados.
O segundo eixo, voltado à COP30, contou com 196 alunos desfilando com camisetas brancas com a logo da ONU, carregando mudas de árvores. O bloco incluiu também os desfiles do Curupira, mascote folclórico da cúpula, e do tamanduá-bandeira “Labareda”, símbolo nacional das ações de manejo do fogo.
O terceiro eixo, chamado “Brasil do Futuro”, destacou educação, esporte, saúde, ciência e infraestrutura. Participaram estudantes do programa Pé-de-Meia, alunos que tiraram nota 1.000 no Enem 2024, atletas paraolímpicos, profissionais de saúde e o personagem Zé Gotinha, símbolo da vacinação do SUS.
Música e homenagens
A primeira parte do desfile foi embalada pela banda sinfônica Neojibá, formada por jovens em situação de vulnerabilidade social. Em seguida, as Forças Armadas exaltaram a participação vitoriosa do Brasil na Segunda Guerra Mundial, há 80 anos, desfilando pela terra e ar. Após a apresentação militar, a Neojibá retornou para tocar o clássico “Aquarela do Brasil”, emocionando os presentes.
O desfile motorizado encerrou o evento, com motos, carros e tanques blindados. O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília montou a tradicional pirâmide humana sobre motocicleta. Assim, a Esquadrilha da Fumaça fechou a cerimônia em grande estilo.
Segurança
Para garantir a segurança do público, houve um esforço conjunto entre os órgãos de segurança pública. Sendo assim, do Distrito Federal, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Ministério da Defesa.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI