Itaboraí faz simulado de acidente com múltiplas vítimas na Semana de Trânsito

Itaboraí faz simulado de acidente com múltiplas vítimas na Semana de Trânsito | Divulgação/Prefeitura de Itaboraí
A Prefeitura de Itaboraí realizou, nesta sexta-feira (3), um simulado de acidente com múltiplas vítimas, durante a Semana Nacional de Trânsito. A ação aconteceu em parceria com o SAMU e a Secretaria Municipal de Saúde.
O treinamento começou às 9h. Uma ocorrência simulada foi registrada na base do SAMU, no Centro. Em seguida, a ambulância se deslocou até a Praça Marechal Floriano Peixoto, onde ocorreu a encenação de uma colisão entre carro e moto, com três vítimas.
No local, a Secretaria de Transportes isolou e sinalizou a área. Assim, pedestres ficaram seguros e o trânsito manteve fluidez. Enquanto isso, as equipes de resgate realizaram atendimento emergencial, triagem e remoção das vítimas.
Conscientização e prevenção
O secretário municipal de Transportes, Marcelo Figueiredo, afirmou que a iniciativa alia treinamento e conscientização.
“Nossas equipes ficam mais preparadas para situações reais. Já a população vê de perto a gravidade de um acidente e entende que a prevenção é sempre o melhor caminho. O lema da campanha, ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’, resume o que queremos reforçar”, destacou.

Itaboraí faz simulado de acidente com múltiplas vítimas na Semana de Trânsito | Divulgação/Prefeitura de Itaboraí
O coordenador da Base do SAMU em Itaboraí, Sérgio Santos, reforçou a importância do treinamento.
“Esse exercício é parte da nossa educação continuada. Simulamos resgates, imobilizações e retiradas de capacete. Imobilizamos vítimas com prancha e colar cervical, tratamos escoriações e fraturas expostas e, depois, fazemos o transporte ao hospital”, explicou.
Semana Nacional de Trânsito
A simulação integra a programação da Semana Nacional de Trânsito 2025, que traz como tema: “Desacelere, seu bem maior é a vida”. O objetivo é conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância da segurança viária.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ITABORAÍ? CLIQUE AQUI