Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade em quatro estados

Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade em quatro estados | Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta quinta-feira (11) um aviso meteorológico vermelho, que indica grande perigo, devido à baixa umidade do ar. Entre 13h e 18h, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e o Distrito Federal poderão registrar índices abaixo de 12%.
Municípios afetados pelo alerta vermelho
Segundo o Inmet, 390 municípios estão incluídos na área de risco. O aviso cobre todo o Distrito Federal, além do Centro, Leste e Sul de Goiás. Também estão incluídos o Norte, Noroeste, Oeste, Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em São Paulo, o alerta atinge as regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara e Campinas.
Alerta laranja também em vigor
Paralelamente, o Inmet emitiu um aviso meteorológico laranja, que indica perigo. Nesses locais, a umidade relativa deve variar entre 20% e 12% no mesmo período. O alerta abrange mais de 1,6 mil municípios, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, além das regiões já cobertas pelo aviso vermelho.
Riscos à saúde e cuidados recomendados
O Inmet alerta que a baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais e problemas de saúde. Entre os sintomas estão ressecamento da pele, dor de cabeça, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de risco de doenças respiratórias.
As recomendações incluem:
-
Ingerir bastante líquido;
-
Evitar exposição ao sol nos horários mais quentes;
-
Manter os ambientes umidificados;
-
Hidratar a pele regularmente;
-
Evitar exercícios físicos intensos;
-
Não consumir bebidas diuréticas, como café e álcool.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI