Hospital do Andaraí reinaugura ortopedia, CTQ e cozinha reformados

Hospital do Andaraí reinaugura ortopedia, CTQ e cozinha reformados | Edu Kapps/SMS
O Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio, abriu neste sábado (27) novas instalações de ortopedia, do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e da cozinha.
A reabertura é mais uma etapa da revitalização da unidade. Na semana passada, o ambulatório e a enfermaria também foram reinaugurados após 10 anos fechados.
Obras e investimentos
Desde dezembro de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coordena a reforma do hospital. As obras custam R$ 600 milhões, com recursos do Governo Federal, e devem terminar no primeiro trimestre de 2026.
Outros setores em reforma incluem centro cirúrgico, oncologia, centros de imagem, parque tecnológico e elevadores. Um novo setor de trauma e o Centro de Emergência Regional (CER) também estão previstos.
CTQ reformado
O CTQ, no 9º andar, é o mais antigo do Brasil e referência nacional no tratamento de queimados. As novas instalações incluem:
-
Sala de cirurgia modernizada;
-
Unidade de terapia intensiva com seis leitos (três adultos e três pediátricos);
-
Sala de balneoterapia.
Segundo o secretário Daniel Soranz, metade do CTQ já está pronta e o setor funcionará completamente até janeiro de 2026.
Ortopedia com foco em acidentes de moto
A ortopedia, no 2º pavimento, voltou a ter 38 leitos e recebeu melhorias em enfermarias, sala de gesso, farmácia e postos de enfermagem. O setor atenderá, principalmente, vítimas de acidentes de moto.
Até agora, 40% das cirurgias ortopédicas da rede municipal envolvem motociclistas. Só em 2025, houve mais de 21 mil atendimentos e gastos próximos de R$ 130 milhões.
Cozinha reaberta após 12 anos
A cozinha estava interditada há 12 anos. Agora, terá capacidade para produzir 3,2 mil refeições por dia. O objetivo é garantir alimentação segura e de qualidade para os pacientes.
Benefícios para os pacientes
Com a reforma, o hospital melhora o atendimento e reduz o tempo de espera no SUS. Pacientes de diferentes setores, principalmente queimados e acidentados, terão serviços mais rápidos e integrados.
“O Hospital do Andaraí renasce. As obras e melhorias vão impactar diretamente na vida dos pacientes”, afirmou Soranz.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI