Estado do Rio de Janeiro

Detran RJ alerta para golpes virtuais com cobranças falsas de IPVA e multas

Detran RJ alerta para golpes virtuais com cobranças falsas de IPVA e multas | Alexandre Simonini/Detran-RJ

O Detran RJ emitiu um alerta oficial nesta quinta-feira (6) para que motoristas evitem cair em golpes virtuais com cobranças falsas de IPVA e multas.

O órgão reforçou que não envia mensagens por e-mail, SMS ou aplicativos — todas as notificações são feitas apenas por carta registrada, enviada ao endereço cadastrado no sistema.

Criminosos usam o nome do Detran e da Sefaz-RJ

Segundo o comunicado, golpistas estão usando sites falsos e boletos fraudulentos com o nome do Detran RJ e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) para enganar contribuintes. O departamento lembrou que não é responsável pelo recebimento do IPVA, que é administrado exclusivamente pela Sefaz-RJ.

“Desconfie de qualquer cobrança que apresente o Detran RJ como recebedor do IPVA. Trata-se de golpe”, destacou o órgão.

Canais oficiais para pagamentos e consultas

O Detran reforça que seu único site oficial é www.detran.rj.gov.br.
Pagamentos de multas e taxas de licenciamento devem ser feitos apenas pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br), na seção Produtos e Serviços > Pagamentos e Tributos.

Já o IPVA deve ser pago exclusivamente por meio do hotsite da Sefaz-RJ.

No portal, o contribuinte informa o Renavam e emite o Documento de Arrecadação do Estado (DARJ) com as opções de pagamento.

Atenção às mensagens falsas

A Sefaz-RJ também alerta que não envia boletos, documentos ou links por telefone, e-mail ou SMS. O ideal é digitar o endereço diretamente no navegador, evitando clicar em anúncios ou links que podem direcionar para páginas fraudulentas.

Consultas seguras e denúncias

Motoristas podem verificar multas e pendências no Posto Digital Detran RJ, acessando o link ou pelo aplicativo oficial.

Mensagens suspeitas podem ser denunciadas na Ouvidoria do Detran RJ, localizada na Av. Presidente Vargas, 817 – 8º andar, Centro do Rio, de segunda a sexta, das 9h às 16h, pelos telefones (21) 2332-0438 / (21) 2332-0450 ou via OuveRJ – Ouvidoria Geral do Estado.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta