EsportesFutebol

Formiga integra painel da Fifa contra o racismo no futebol

Formiga integra painel da Fifa contra o racismo no futebol | Sam Robles/CBF

A Fifa anunciou a criação do Players’ Voice, painel formado por 16 personalidades do futebol mundial para intensificar a luta contra o racismo. Entre os integrantes está a brasileira Formiga, ícone da Seleção Feminina. O grupo também conta com o argentino Juan Pablo Sorín e o colombiano Iván Córdoba, referências sul-americanas do esporte.

O objetivo é supervisionar iniciativas, promover educação em todos os níveis do futebol e estimular novas ideias no enfrentamento ao racismo. A iniciativa foi lançada dentro de uma mobilização global da entidade.

Nomes de peso como Didier Drogba, George Weah, Blaise Matuidi e Emmanuel Adebayor também participam. A atuação será voltada especialmente para competições juvenis, com foco na conscientização de atletas, dirigentes e torcedores.

Durante o Congresso de 2024, em Bangcoc, a Fifa aprovou uma estratégia de cinco pilares contra o racismo, que prevê sanções mais severas, interrupções de partidas em casos de incidentes e ações jurídicas reforçadas. Além disso, criou o gesto antirracismo, com braços em formato de “X”, para sinalizar ocorrências em campo.

A entidade ainda elevou multas para até US$ 6,27 milhões (R$ 34,3 milhões) e já analisou mais de 33 milhões de publicações em redes sociais desde a Copa de 2022 para embasar medidas legais contra ataques racistas.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emEsportes