Leste FluminenseNiterói

Empresário André Valle, da cervejaria Masterpiece, morre em Niterói

O empresário André Bittencourt do Valle, fundador e CEO da cervejaria Masterpiece e do bar Máfia, morreu na madrugada desta terça-feira (9), em um acidente de moto no bairro de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. Através de nota de pesar, a cervejaria comunicou o falecimento, ao mesmo tempo que expressou solidariedade aos familiares e amigos. Imediatamente, a notícia repercutiu. Sobretudo, nos meios empresarial, acadêmico e cultural,  onde André se notabilizou.

A jornada educacional de André começou no Colégio La Salle Abel. Posteriormente, ele se graduou como Engenheiro pela UFRJ em 1991, e em 1994 concluiu o mestrado pela PUC-RJ. André continuou seus estudos e, em 2009, obteve o doutorado em Engenharia pela UFF, seguido de um pós-doutorado na mesma instituição em 2014.

Ao longo de 27 anos, ele se destacou na Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde atuava como professor e coordenador acadêmico. Sua notável presença nos meios acadêmico e empresarial se consolidou com a publicação de artigos e livros tanto no Brasil quanto nos EUA.


Mestre e empreendedor premiado

Sob seu comando, a Masterpiece se consolidou como a cervejaria mais premiada do Estado do Rio de Janeiro. Em suma, conquistou 113 medalhas em festivais nacionais e internacionais. O empreendimento se projeta como a cerveja “a mais sustentável do mundo”. Nesse sentido, estava em contagem regressiva para o Mondial de la Bière 2025, o maior festival de cervejas artesanais da América, que ocorrerá de 11 a 14 de setembro no Píer Mauá.


Família de tradição política

André descende de uma família tradicional na política fluminense. Primeiramente, bisneto de Gaudino do Valle, primeiro prefeito de Nova Friburgo e ex-deputado federal que criou o Dia das Crianças. Igualmente, neto de Jaime Bittencourt, histórico integrante do PTB. Ainda assim, tem parentesco com políticos como Jair Bittencourt (deputado estadual) e Altineu Côrtes (deputado federal).

Apesar da herança política, André preferiu seguir sua carreira empresarial e acadêmica. Por outro lado, seu filho, Flávio Valle, atua como vereador na cidade do Rio de Janeiro. Ele se pronunciou em sua rede social:

“Meu melhor amigo partiu. Te amo para sempre, pai”


Paixões pessoais

Além dos negócios e da sala de aula, André cultivava paixões. Motociclista, percorreu duas vezes a icônica Rota 66, nos Estados Unidos, com sua Harley-Davidson. Em Niterói, costumava circular de scooter para fugir dos congestionamentos — o mesmo veículo que, tragicamente, marcou sua morte.

Frequentador do Quiosque Delirium, em Piratininga, era apaixonado por rock, torcedor do Fluminense e praticante de canoa havaiana. Também integrava a diretoria do tradicional Rio Cricket, clube centenário de origem inglesa, onde era sócio há 20 anos.


Você também pode gostar!

Deixe uma resposta