Polícia prende dono de ferro-velho com 300 kg de fios de cobre em Queimados

Polícia prende dono de ferro-velho com 300 kg de fios de cobre em Queimados | Reprodução
Um dono de ferro-velho foi preso com mais de 300 kg de fios de cobre em Queimados, na Baixada Fluminense, nesta quarta-feira (15). A ação, parte da Operação Caminhos do Cobre, foi conduzida por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).
O estabelecimento funcionava de forma clandestina e servia como ponto de receptação de cabos furtados de concessionárias de energia, transporte e telecomunicações. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi autuado em flagrante por receptação qualificada.
Durante a operação, os policiais encontraram cabos de cobre queimados e organizados de modo a apagar inscrições de procedência, dificultando o rastreamento do material. Segundo a corporação, esse método é comum entre receptadores para facilitar o comércio ilegal do cobre no mercado clandestino.
A DRF informou que o local não possuía alvará de funcionamento, nem o Cadastro de Estabelecimento de Reciclagem (CER) exigido por lei. Também faltavam licenças ambientais e fiscais.
Entre o material apreendido estavam 90 kg de fios de telefonia queimados e centenas de quilos de cobre de origem não comprovada, que serão submetidos à perícia técnica.
A Operação Caminhos do Cobre tem como meta desarticular toda a cadeia criminosa, desde os furtos de cabos até as metalúrgicas que recebem o material roubado. Desde setembro de 2024, a Polícia Civil já fiscalizou mais de 430 ferros-velhos, prendeu cerca de 200 responsáveis e apreendeu 300 toneladas de cobre em diferentes ações pelo estado.
+ MAIS NOTÍCIAS DA BAIXADA FLUMINENSE? CLIQUE AQUI