EducaçãoEstado do Rio de Janeiro

CurtaENEM abre calendário 2026 com foco em formação docente e prêmios nacionais

Foto: Divulgação

Conhecido por ser um portal gratuito que reúne mais de 300 filmes e séries, organizados para apoiar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, o CurtaENEM está com novidade em 2026. Para este ano, o projeto prevê a realização de três formações gratuitas para docentes no Rio de Janeiro, estruturadas como oficinas pedagógicas.

Em cada encontro, os professores vão assistir a obras do acervo e participar de debates mediados sobre como relacionar os conteúdos aos temas do ENEM. As oficinas se encerram com a elaboração de propostas iniciais de uso pedagógico do audiovisual em sala de aula.

A coordenadora pedagógica do projeto, Katia Montinelli, afirma que a ideia é ampliar o alcance da proposta junto ao alinhamento de temas recorrentes ao Enem.

Neste ano, o CurtaENEM amplia significativamente seu alcance, fortalecendo um catálogo cuidadosamente alinhado aos principais temas e competências do ENEM. É muito gratificante promover iniciativas que apoiam a prática docente e contribuem para a preparação de educadores e estudantes de todo o Brasil para a prova”, afirma Katia.

Concurso e Premiação
Após as formações, os docentes devem submeter planos de aula completos, desenvolvidos a partir dos filmes exibidos. Em cada evento da formação, haverá a seleção de três planos para o projeto “Sua Aula no Cinema”.
Os autores dos planos selecionados recebem uma premiação de R$2 mil e suporte logístico para levar suas turmas para uma aula especial em sala de cinema, com a exibição do filme, transporte e lanche para os alunos. Ao todo, o CurtaENEM prevê a realização de nove sessões dessa iniciativa ao longo de 2026, todas acompanhadas da premiação em dinheiro aos professores.
Calendário e prêmios nacionais
A abertura oficial da programação ocorre no primeiro evento do ano, em março, que também inclui a premiação dos professores autores dos melhores relatos de uso do CurtaENEM em 2025 e o lançamento das premiações de abrangência nacional: o Prêmio Professor-Autor, de abrangência nacional para os melhores Relatos de Experiência, destinado a professores que utilizam os filmes do projeto em sala de aula; e o Prêmio Estudante CurtaENEM, destinado a alunos da rede pública que utilizam a plataforma como apoio aos estudos.
Conteúdo digital e alcance nacional
Além das ações presenciais no Rio de Janeiro, o projeto amplia seu alcance em 2026 com o lançamento de uma websérie educativa no YouTube. Os episódios apresentam professores demonstrando como utilizar filmes e séries do acervo para interpretar questões do ENEM e construir repertório para a redação. O conteúdo terá vídeos curtos para redes sociais, com orientações práticas voltadas aos estudantes.

Mais emEducação

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta