Rio de Janeiro - Capital

Mobilização contra a dengue é transferida para o Centro do Rio devido à chuva

Mobilização contra a dengue é transferida para o Centro do Rio devido à chuva | Divulgação/SES-RJ

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) alterou o local da mobilização de combate à dengue no Rio de Janeiro, marcada para este sábado (8), por causa das fortes chuvas e ventos. Inicialmente prevista para a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, a ação foi transferida para o Rio Imagem, no número 1733 da Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, com início às 9h30.

A programação terá atividades educativas e interativas, incluindo exposição das fases do Aedes aegypti em microscópio, distribuição de materiais informativos e entrega de um checklist com orientações para a ronda semanal de 10 minutos — medida recomendada para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Duas unidades móveis da SES-RJ também participam da campanha, atuando nas regiões do Médio Paraíba e dos Lagos. A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, destacou que o engajamento da população é essencial:

“O combate contra a dengue é uma missão de todos. Com apenas 10 minutos por semana, salvamos vidas”, afirmou.

Paralelamente, a Prefeitura do Rio realiza um Dia D de combate à dengue na Praça Tião Belo, em frente à Clínica da Família Santa Marta, em Botafogo. Desde as 8h, equipes distribuem material educativo e oferecem orientações ao público.

O Comitê Estadual de Controle das Arboviroses, reativado no início do mês, definiu um cronograma de reuniões quinzenais para planejar ações conjuntas entre Estado e municípios. O grupo também promove capacitações para profissionais de saúde e intensifica o uso de armadilhas ovitrampas para monitorar a presença do Aedes aegypti.

Segundo o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, o momento é decisivo:

“Com as chuvas frequentes, os ovos do mosquito se preservam e eclodem com a elevação das temperaturas. Precisamos agir desde já”, alertou.

Até a última terça-feira (4), o estado do Rio registrou 29.315 casos prováveis, 1.200 internações e 25 mortes por dengue em 2025. No ano passado, foram 302.674 casos e 232 óbitos, segundo dados do Monitora RJ.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta