Colisões de veículos em postes aumentam no Rio e afetam milhares

Colisões de veículos em postes aumentam no Rio e afetam milhares | Divulgação/Enel
O estado do Rio registrou 140 colisões de veículos em postes da rede elétrica no terceiro trimestre de 2025, uma média superior a uma batida por dia nas cidades atendidas pela Enel Rio. O número representa aumento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado, causando prejuízos e impactos no fornecimento de energia.
Somente entre julho e setembro, cerca de 89 mil clientes tiveram o serviço afetado por colisões contra postes. As cidades com maior crescimento nesse tipo de ocorrência foram Niterói, Petrópolis, Maricá, Macaé e Cantagalo.
Segundo Fábio Damasceno, gerente do centro de operações do sistema da Enel Rio, “o aumento das colisões de veículos em postes no Rio é preocupante, pois evidencia a falta de conscientização dos motoristas. A substituição de um poste dura, em média, oito horas, mas casos mais complexos exigem tempo adicional, especialmente quando é necessário substituir parte da rede elétrica ligada ao equipamento ou aguardar perícia policial”.
Responsabilidade e reparo
Quando um poste é atingido, a Enel deve ser informada para realizar a troca e os reparos na rede elétrica afetada. A partir do registro da placa do veículo e das fotos do acidente, os custos gerados são repassados ao setor jurídico da concessionária, que cobra o responsável pelo dano.
A empresa atende 66 municípios no estado, somando cerca de 3 milhões de clientes, e reforça a importância da conscientização no trânsito para reduzir impactos na população e na infraestrutura.
Como comunicar acidentes
Ocorrências de colisões ou solicitações de serviços podem ser registradas pelos canais da Enel:
-
Site: www.enel.com.br
-
Aplicativo Enel
-
WhatsApp: (21) 99601-9608
-
Central de Relacionamento: 0800 2800120
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI