Leste FluminenseNiterói

Cobra escondida em área de churrasqueira é resgatada em residência na Região Oceânica de Niterói

Foto de jiboia de 2,20 metros após o resgate de cobra na Região Oceânica de Niterói, resgatada por agentes da prefeitura em uma casa em Itaipu.

Acionada por morador, Guarda Ambiental realizou procedimento de resgate da cobra em uma casa na Região Oceânica de Niterói | Divulgação/Guarda Ambiental

Por Angélica Carvalho, de NITERÓI, às 19h08  — Uma jiboia de aproximadamente 2,20 metros de comprimento mobilizou agentes da Guarda Ambiental. O resgate aconteceu na Região Oceânica de Niterói aconteceu após um morador encontrar a cobra dentro de casa, no bairro de Itaipu. O proprietário da residência adotou o procedimento correto: não tocou no animal e acionou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) pelo telefone 153.

Quando chegaram ao local, os agentes especializados aplicaram protocolos de manejo técnico. Desse modo, a equipe conseguiu conter o animal com segurança, preservando a integridade dos moradores e do réptil. A cobra estava em uma área de churrasqueira, envolta em panelas de barro no fogão de lenha. O fato aconteceu na na última sexta-feira (19).

Detalhes sobre o resgate da cobra na Região Oceânica de Niterói

Diferente de casos com animais feridos, a jiboia apresentava excelentes condições de saúde. Por esse motivo, a corporação realizou a reintegração imediata ao habitat natural. A soltura do animal ocorreu em uma área de mata preservada no Córrego dos Colibris, em Itaipu. Dessa forma, os agentes garantiram que a serpente permanecesse em seu ecossistema original.

A Guarda Ambiental atua de forma contínua em ocorrências desse tipo em toda a cidade. Embora as jiboias não sejam peçonhentas, elas podem reagir de forma agressiva se forem acuadas ou manuseadas incorretamente.

Vale ressaltar que Niterói tem mais de 50% de seu território em área  nativa de Mata Atlântica, habitat natural de diversas espécies silvestres, por exemplo a jiboia. Este caso, em suma, soma-se a outros em que a população corretamente acionou a Guarda Ambiental para operação de resgate. Nesse sentido, sempre se faz necessário alertar sobre quais providências devem ser tomadas diante de ocorrências com presença da fauna silvestre em áreas urbanas.

Orientações de segurança

Autoridades municipais reforçam que os moradores não devem tentar capturar animais silvestres por conta própria. O manejo inadequado não só pode ferir o animal, assim como pode causar acidentes graves.

Portanto, ao avistar um animal silvestre, siga essas recomendações:

  • Mantenha distância: Observe o animal de longe, principalmente para não assustá-lo.

  • Isole o local: De jeito algum deixe animais domésticos se aproximarem do réptil ou de outro animal selvagem.
  • Acione a Guarda Ambiental: O contato oficial para o resgate de cobra e de qualquer outro animal silvestre em Niterói é o telefone número 153.

 

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta