Leste FluminenseNiterói

Itacoatiara ganha ciclofaixa e faixa exclusiva para corrida e caminhada

Ciclofaixa e faixa de caminhada implantadas na orla da Praia de Itacoatiara

Itacoatiara ganha ciclofaixa e faixa exclusiva para corrida e caminhada | Reprodução

A ciclofaixa em Itacoatiara passa a integrar o novo desenho viário da orla da praia, em Niterói, com a criação de uma faixa exclusiva para corrida e caminhada. As intervenções começam na próxima segunda-feira (19) e alteram a circulação de veículos na Avenida Beira-Mar, em plena alta temporada.

Intervenções começam à noite e mudam a rotina da orla

As mudanças terão início na noite de segunda-feira (19), com impacto direto no acesso à Praia de Itacoatiara por carros, bicicletas e pedestres. A proposta reorganiza o fluxo viário para ampliar a segurança e estimular a mobilidade ativa em uma das praias mais frequentadas da Região Oceânica.

O que muda no trânsito de Itacoatiara

O projeto altera a circulação e o estacionamento ao longo da Avenida Beira-Mar, que passa a operar em mão única. A reorganização busca reduzir conflitos entre veículos e usuários não motorizados.

Principais mudanças na circulação:

  • Estacionamento transferido para o lado oposto da via;

  • Implantação de mão única na orla;

  • Fluxo no sentido da Rua Matias Sandri até a Prainha de Itacoatiara;

  • Circulação mantida até o Costão de Itacoatiara;

  • Conexões com o bairro preservadas pela rotatória da Rua das Orquídeas.

Estrutura para ciclistas e pedestres

Além da ciclofaixa em Itacoatiara, o projeto cria uma faixa exclusiva para corrida e caminhada ao longo da orla. A proposta amplia o espaço seguro para atividades físicas, especialmente em horários de maior movimento.

Cada quiosque da praia contará com 10 vagas de paraciclos, facilitando o acesso de ciclistas e incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.

Integração com a malha cicloviária de Niterói

A nova estrutura acrescenta cerca de 1 quilômetro à malha cicloviária local, conectando a Avenida Beira-Mar a vias estratégicas como a Rua Matias Sandri, a Estrada de Itacoatiara e a Avenida Francisco da Cruz Nunes.

A iniciativa reforça o avanço da infraestrutura cicloviária de Niterói, que já vinha recebendo intervenções e requalificações nos últimos anos, especialmente na Região Oceânica.

Mobilidade, lazer e qualidade de vida

A implantação da ciclofaixa em Itacoatiara reforça a vocação da orla como espaço de convivência, esporte e lazer. A reorganização do trânsito prioriza pedestres e ciclistas, melhora a fluidez viária e amplia a segurança em um dos cartões-postais mais procurados da cidade.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Enzo Carvalho
Enzo Carvalho é jornalista profissional, com atuação voltada à cobertura de inovação, tecnologia, cotidiano e esportes. Ex-jogador profissional de e-sports, traz para o jornalismo uma compreensão prática do universo digital, das plataformas tecnológicas e das transformações provocadas pela cultura conectada.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta