Leste FluminenseNiterói

Niterói inaugura novo Centro de Procedimentos Endoscópicos no Hospital Oceânico

Niterói inaugura novo Centro de Procedimentos Endoscópicos no Hospital Oceânico | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói

Niterói ampliou a capacidade de diagnóstico com a inauguração do novo Centro de Procedimentos Endoscópicos. O espaço, instalado no Hospital Municipal Oceânico Doutor Gilson Cantarino, foi entregue nesta terça-feira (4) e vai aumentar a oferta de colonoscopia, endoscopia e histeroscopia, exames essenciais para a detecção precoce de doenças.

Durante a visita às novas instalações, o prefeito Rodrigo Neves destacou o compromisso da cidade com o cuidado humanizado e a ampliação dos serviços hospitalares.

“O Hospital Oceânico foi símbolo na luta contra a pandemia e agora consolida sua vocação como hospital geral. Realizamos quase 2.500 cirurgias e exames por mês e seguimos ampliando a rede para atender quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforçou que o novo centro representa um avanço estratégico para a rede pública.

“Com o novo espaço, vamos realizar até 500 exames mensais e ampliar o diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer de colo e útero. É um passo fundamental para a saúde integral das mulheres e da população”, destacou.

O Centro de Exames Diagnósticos conta com salas equipadas para procedimentos, consultórios, posto de enfermagem, farmácia e área de apoio. O investimento integra o processo de expansão do hospital, que desde 2022 já realizou 13.304 cirurgias, sendo 3.507 apenas em 2025.

Expansão da rede municipal de saúde

Mesmo com a responsabilidade por hospitais de alta complexidade sendo, em geral, estadual e federal, Niterói investe recursos próprios para garantir atendimento gratuito e digno à população.

Em 2025, a Prefeitura lançou o Programa Fila Zero, voltado a eliminar a espera por exames no SUS, e inaugurou o novo Laboratório Municipal Miguelote Viana, com capacidade para 200 mil exames por mês. A cidade também contratou 267 novos profissionais e expandiu o Médico de Família com o módulo do Serrão e Juca Branco, beneficiando 5 mil moradores.

Outros avanços incluem o Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM), o CAPSi Monteiro Lobato, e a Policlínica Regional de Piratininga, todas unidades modernizadas para oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade nos serviços.

“Nosso compromisso é com uma saúde pública de excelência, descentralizada e acessível. Cada nova unidade representa mais dignidade e cuidado para o cidadão niteroiense”, afirmou Rodrigo Neves.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta