AquaRio atinge 1 milhão de visitantes em 2025 e celebra retomada do turismo no Rio

AquaRio atinge 1 milhão de visitantes em 2025 e celebra retomada do turismo no Rio | Divulgação/Fernando Souza
O AquaRio atinge 1 milhão de visitantes em 2025, marca comemorada nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, e que não era registrada desde 2017, ano de inauguração do espaço, localizado na Gamboa, na Região Central do Rio de Janeiro.
O visitante de número um milhão foi registrado com a entrada da família Soares, formada por Maria Cristina, Cleberson e José, turistas vindos de São Paulo. Como forma de celebração, o grupo recebeu um passaporte anual, que garante acesso livre ao maior aquário marinho da América do Sul durante todo o ano.
Crescimento na visitação e alta de turistas estrangeiros
Além da marca simbólica, o AquaRio fechou 2025 com crescimento de 10% no número de visitantes em comparação com 2024. O dado reforça a retomada do turismo cultural e ambiental na cidade após os impactos dos últimos anos.
Outro destaque foi o aumento expressivo do público internacional. O fluxo de estrangeiros cresceu 90% em relação ao mesmo período do ano passado, passando a representar 30% do total de visitantes em 2025.

AquaRio atinge 1 milhão de visitantes em 2025 e celebra retomada do turismo no Rio | Divulgação
Entre os turistas de fora do Brasil, predominam visitantes da América do Sul, com destaque para Chile, Argentina, Colômbia, Peru e Paraguai.
AquaRio se consolida entre os principais pontos turísticos do estado
O AquaRio se apresenta atualmente como o terceiro ponto turístico mais visitado do estado do Rio de Janeiro, atrás apenas do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. O desempenho reforça a importância do equipamento para a economia criativa, o turismo e a revitalização da Zona Portuária.
Com 4,5 milhões de litros de água, o espaço abriga cerca de 10 mil animais, distribuídos em aproximadamente 350 espécies. Entre as atrações estão o Grande Tanque Oceânico e o Reino dos Axolotes, que atraem visitantes de todas as idades.
Conservação ambiental e pesquisa científica
Além do entretenimento, o AquaRio também atua como centro de conservação ambiental, pesquisa científica e reprodução de espécies ameaçadas. O trabalho desenvolvido no local integra educação ambiental, ciência e preservação da biodiversidade marinha.


























